Em comemoração aos seus 90 anos de história, completados em janeiro deste ano, o São Paulo lançará no próximo mês de outubro uma HQ (história em quadrinhos) que contará a trajetória de nove décadas do clube do Morumbi.

A obra, que se chama “Dentre os grandes, és o primeiro” e foi aprovada pelo marketing tricolor como produto oficial, é assinada pelo escritor e roteirista Rafael Spaca e pelo ilustrador Renato Dalmaso.

“Somos como Raí e Palhinha, que foi uma grande dupla. E eu sou o Palhinha, né. Corro e dou o passe para ele marcar o gol, o artista”, brinca Spaca, 39, orgulhoso de ver seu texto transformado em imagens pelo amigo.

“Não sei se sou o Raí, mas talvez o Pintado, um jogador mais limitado. As pessoas veem a beleza do seu trabalho e eu, como artista, vejo os defeitos. Estou tentando melhorar as minhas limitações”, diz Dalmaso, que também tem 39 anos.

O projeto marca o primeiro trabalho em parceria dos dois são-paulinos, que construíram carreiras profissionais longe do futebol.

Produtor cultural e cineasta, Rafael Spaca trabalhou na curadoria de exposições e mostras, quase sempre relacionadas a cinema. Ele também escreveu livros sobre o tema e obras infantis, além de dirigir o documentário “Trapalhadas sem Fim”, que conta a história do grupo Os Trapalhões.

Já Renato Dalmaso, apesar do apreço pelo desenho desde pequeno, começou a trabalhar cedo e fez carreira no varejo, primeiro como vendedor e depois como gerente. Em 2018, deixou a área e se aventurou no mundo das ilustrações, estreando com o lançamento, no ano passado, da HQ “Elísio – Uma Jornada ao Inferno”, que conta a história do pracinha Eliseu de Oliveira (1922-2012) na Segunda Guerra Mundial.

Responsável por editar os quadrinhos de Dalmaso, a Avec Editora, do Rio Grande do Sul, para a qual Spaca já havia prestado serviços, foi quem tratou de juntar os dois. Será ela também a empresa por trás da produção e edição da HQ são-paulina.

Nascidos da década de 1980, os dois tricolores viveram na adolescência o auge do clube do Morumbi sob o comando do técnico Telê Santana, especialmente com o bicampeonato da Libertadores e do Mundial em 1992 e 1993. As páginas dedicadas às conquistas internacionais, inclusive, terão espaço privilegiado na obra.

“Fiz uma página inteira só para o gol do Raí contra o Barcelona”, diz Renato Dalmaso. Quando atendeu a reportagem da Folha por telefone, na quinta (28), ele ilustrava a conquista da Copa Libertadores de 1993, sobre a Universidad Católica, do Chile.

“Para o gol do Muller contra o Milan [no Mundial de 1993] eu também estou preparando uma coisa especial. Você vai desenhando e vai relembrando. Até emociona”, afirma o ilustrador, que já finalizou pouco mais de 50 páginas e co

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe