O espanhol Domènec Torrent, de 58 anos, contratado pelo Flamengo, foi analista de dados e auxiliar de Guardiola durante 11 anos.

Guardiola e Rafinha, que o conheceu no Bayern de Munique, elogiaram bastante o treinador, profissional estudioso e científico. É também corajoso, por trabalhar no Brasil neste grave momento da pandemia. Ele foi treinador apenas na Segunda Divisão do Campeonato Espanhol e em um time nos EUA.

A convivência com o mestre é extremamente positiva, mas não garante que ele se torne um ótimo treinador. São situações diferentes. Ele terá de definir os detalhes. Não basta saber, é preciso saber fazer.

Auxiliares de grandes profissionais, que querem alçar os próprios voos, costumam ficar indecisos, divididos, entre seguir o professor e fazer de seu jeito, contar sua história.

Torrent terá de enfrentar outro fantasma, o de substituir o herói Jorge Jesus, após grandes atuações e resultados. Ele vai seguir os conceitos e estratégias de Guardiola ou de Jorge Jesus ou vai atrás de seus próprios desejos?

Guardiola e Jorge Jesus possuem ideias parecidas e diferentes. Os dois gostam de pressionar, de ter o domínio da bola e de recuperá-la no campo adversário. Por outro lado, Guardiola gosta da estratégia posicional, de definir funções, enquanto o português prefere a movimentação, a troca de posições, a anarquia organizada.

O Manchester City é uma equipe que atua com dois pontas abertos, um centroavante, um volante e um meio-campista de cada lado, que avançam, pelo centro e pelos lados. Já o Flamengo atua com dois atacantes, dois meias pelos lados, que não têm posições fixas, um volante e um meio-campista, que joga de uma intermediária à outra.

O Manchester City é também diferente do Barcelona, ambos dirigidos por Guardiola. O Barcelona gostava de ficar com a bola e de trocar passes curtos, enquanto o Manchester City é mais rápido para chegar ao gol.

Isso tem a ver com as características dos craq

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe