A grande sensação do futebol mundial, já faz meses, é o Liverpool.

Da cidade inglesa de Liverpool, a terra dos Beatles, na Inglaterra.

Fundado em 1892. Atual campeão europeu. Atual campeão mundial.

Que caminha com tranquilidade para ganhar, pela primeira vez desde 1990, o Campeonato Inglês –será a 19ª vez na história.

Que tem o talentoso e temido trio de ataque Salah, Firmino e Mané.

Que tem o melhor lateral-direito (Alexander-Arnold), o melhor zagueiro (Van Dijk), o melhor goleiro (Alisson) e o melhor treinador (Jürgen Klopp) da atualidade.

Esse Liverpool, que pratica um futebol veloz e vertical, quem gosta o mínimo de futebol conhece e admira.

O que é certo que muito pouca gente, mesmo quem goste muito de futebol, sabe é que, atravessando o oceano Atlântico, existe um outro Liverpool.

Que também foi fundado faz um tempão, em 1915. Distante da cidade inglesa 11 mil quilômetros, em Montevidéu, no Uruguai.

Batizado de Liverpool devido à admiração de seus idealizadores pelo futebol bretão e também pela relevância de Liverpool, de cujo porto zarpavam os navios de carvão rumo ao Uruguai.

É impossível prever o futuro, mas com base no passado é plausível afirmar que o Liverpool Fútbol Club jamais terá a fama e a força (financeira inclusive) do Liverpool Football Club.

Em 105 anos de história, completados no último dia 15, o modesto time de Montevidéu nunca conquistou o Campeonato Uruguaio e nem perto de se tornar um expoente local esteve.

Só que o presente tem dado tantos sorrisos à pequena torcida do Liverpool uruguaio quanto à gigante do homônimo britânico.

O lateral-direito Pereira (6) comemora com o meia-atacante Díaz seu gol diante do Llaneros, pela Copa-Sul-Americana, em Montevidéu (Dante Fernandez – 26.fev.2020/AFP)

Na Copa Sul-Americana, que encerrou nesta quinta (27) os primeiros mata-matas, o clube foi, entre os 22 classificados, o que apresentou o futebol mais goleador.

Diante do Llaneros, da Venezuela, ganhou de 2 a 0 fora e de 5 a 0 em casa. Ninguém fez melhor, apesar de o Bahia, com um 3 a 0 e um 3 a 1 no Nacional paraguaio, ter sido tão convincente quanto.

No número de títulos nos últimos meses, se o Liverpool de Salah e companhia faturou a Champions League, a Supercopa da Europa e o

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe