É difícil encontrar uma boa fotografia do estádio Signal Iduna Park vazio. Suas grandes imagens incluem a torcida do Borussia Dortmund, a que mais lota arquibancadas no planeta. A observação é de Rory Smith, em texto do The New York Times em 17 de abril.

Enquanto muita gente no mundo inteiro estranhava a Alemanha abrir os treinos, quando era a sexta nação com maior número de mortes por Covid-19 no mundo, Rory Smith advertiu: “Futebol sem público não é nada, até o dia em que é tudo.”

Os alemães voltaram a disputar partidas num dia em que foram registradas 33 mortes no país. No Brasil, houve 816 no mesmo sábado (16). Só conseguiram por causa de protocolo rigoroso e porque os treinos se iniciaram em grupos de 2 a 4 jogadores, quando só eles acreditaram que isto serviria para antecipar o retorno .

Um passo por vez. O futebol hoje é como uma criança de um ano que aprende a andar.

No sábado, houve gente imaginando que o abraço da comemoração dos gols poderia ser liberado. As mesmas pessoas julgavam que não era hora de voltar a jogar.

O Hertha comemorou o golaço de Matheus Cunha quebrando o protocolo, o lateral Guerreiro saiu de campo flagrado com um cuspe, Hummels assoou o nariz dentro do gramado… É recomendável que não se faça nada disso ainda. É fundamental que nenhum jogador se contamine.

Vai haver chance de contágio enquanto não houver vacina. A ideia é minimizar o risco.

Nos primeiros sete jogos, a Bundesliga indicou que está conseguindo, embora seja importante observar jogo a jogo, dia após dia. Foi surpreendente o Borussia Dortmund, o Freiburg, o Leipzig e o Borussia Mönchengladbach não demonstrarem ritmo muito mais lento.

Seria natural ver disputas mais espaçadas, menos disputas acirradas. Não foi assim. Não tanto. O Borussia Dortmund não foi instigado por sua fanática torcida, mas pela necessidade de alcançar o Bayern, na tab

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login