Domingo de tragédias. Além do constante aumento do número de infectados e de mortos e dos graves problemas políticos e econômicos que vive o país, poderemos ver, mais uma vez, o 7 a 1, pelo SporTV (às 18h). Vou tentar entender um pouco melhor o resultado, embora muitas coisas na vida não tenham explicação, acontecem.

O 7 a 1, em 2014, começou com a bela vitória do Brasil sobre a Espanha, por 3 a 0, na final da Copa das Confederações, no ano anterior. Apesar de ter sido a única ótima partida coletiva do time brasileiro, criou-se a ilusão de que a equipe era um timaço e que, em casa, com todo o público cantando o Hino Nacional, seria quase impossível não ser campeão do mundo. Aconteceu o contrário. A responsabilidade foi um fator negativo.

Felipão, na Copa do Mundo, cometeu o erro, frequente entre treinadores e profissionais de todas as áreas, de achar que o que deu certo um dia deve ser repetido, mesmo se as condições forem outras. Até profissionais muito bem preparados tendem a tomar decisões baseadas mais em suas experiências pessoais do que em evoluções científicas. É uma mistura de superstição e onipotência.

Alguns jogadores que foram titulares na Copa das Confederações e que tiveram quedas importantes no ano seguinte continuaram na equipe, como Paulinho e Fred. Bernard foi escalado no 7 a 1, no lugar de Neymar, contundido, no Mineirão, porque tinha entrado bem no segundo tempo da partida contra o Uruguai, também em Belo Horizonte, pela Copa das Confederações, quando foi aplaudido pela torcida do Atlético, seu clube anterior. Felipão, iludido, achou que tudo se repetiria.

O planejamento de Felipão, contra a Alemanha, foi o mesmo da vitória contra a Espanha. O time pressionaria desde o início e incendiaria a torcida. Escalou quatro atacantes: Hulk e Bernard, pelos lados, e Oscar, pelo meio, perto de Fred. Todos bons, mas nenhum excepcional, para o nível da seleção brasileira. O volan

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login