O Campeonato Paulista recomeça nesta quarta (22), com o clássico entre Corinthians e Palmeiras, dirigidos por dois treinadores de prestígio, de gerações diferentes, Luxemburgo e Tiago Nunes.

Dudu fará falta ao Palmeiras. Porém, pelo que vi na seleção sub-17, quando foi eleito o melhor jogador do Mundial da categoria, e pelo pouco que atuou no time principal do Palmeiras, tenho a impressão de que o jovem Gabriel Veron vai evoluir e se tornar um grande jogador.

Existem, resumidamente, dois tipos de técnicos no mundo. A maioria absoluta prefere a segurança, a repetição tática durante toda a partida. Marcam mais atrás, para não deixar espaços. Detestam ser surpreendidos. Quase todos os times brasileiros seguem esse modelo. São rotulados de conservadores, a não ser quando precisam, desesperadamente, da vitória. Os mais famosos com essas características são Simeone, Ancelotti e Mourinho.

A adoração dos técnicos pragmáticos pelos resultados, pela disciplina tática e pelo jogo coletivo e a pouca atração pela improvisação e pelos devaneios individualistas são efeitos colaterais da ciência esportiva, como se não fosse possível unir as duas visões, a mais romântica e a mais científica. As duas são essenciais e podem conviver.

Poucos treinadores, como Guardiola, Klopp, Sampaoli, Bielsa, Jorge Jesus e alguns jovens discípulos são mais ousados, gostam do domínio da bola e do jogo e de pressionar no campo adversário. Formam times compactos, com os zagueiros mais à frente e com pouca distância entre o jogador mais recuado e o mais adiantado. Com isso, os goleiros precisam saber jogar fora do gol, para se anteciparem ao atacante. Já os técnicos conservadores morrem de medo dessa estratégia.

Marcelo Bielsa conseguiu a façanha de ser bastante elogiado em todo o mundo sem ganhar títulos importantes, contrariando o lugar comum de que a história é sempre contada pelos vencedores. Ele deve di

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe