in ,

É preciso pensar na qualidade dos gramados do Brasileiro

O Palmeiras estreará o gramado artificial do Allianz Parque neste domingo (16), contra o Mirassol, e só fará isso porque entendeu que terá um campo melhor mais vezes por ano. O clube relutou e capitulou, porque não conseguiu fazer um terreno perfeito em cinco anos da arena.

Outro fator interferiu para que a direção palmeirense mudasse de ideia e optasse pela mudança. Em 2019, 8 de seus 26 jogos como mandante tiveram de ser no Pacaembu (7) ou Brinco de Ouro (1). Isso dá 30%.

Mandava uma, de cada três partidas, fora de casa. 

“Vamos em busca de qualidade e da maior probabilidade de jogar em casa constantemente”, diz o presidente Maurício Galiotte.

Em teoria, evita-se marcar shows para dias de jogos decisivos, mas pode acontecer. Se o espetáculo ocorrer na véspera, o novo gramado permitirá bola rolando no dia seguinte. O jogo contra o Grêmio, eliminação da Libertadores de 2019, teria acontecido no Allianz.

Desde 2016, o presidente do Conselho Deliberativo do Athetico-PR, Mario Celso Petraglia, diz que a única diferença entre jogar na Arena da Baixada ou em outros estádios brasileiros, é que em Curitiba não tem buraco. Quando se pisa ou se toca com a mão, é impossível dizer se a grama é sintética ou natural. É até irrigada como se estivesse em Wembley.

O texto parece uma defesa do campo sintético. Não é.

É óbvio que houve interesses comerciais e políticos da Fifa em liberar a grama artificial. Em 2004, a entidade proibiu um jogo de eliminatórias da Copa no campo sintético da Costa Rica. No ano seguinte, o Mundial sub-17 foi disputado em grama artificial no Peru.

Será sempre melhor se o Brasileiro for disputado em maioria de campos naturais. Em 2020, 10% do torneio será em grama artificial. 

Mas o ponto central é jogar em bons terrenos.

Na década passada, o Manchester United lançou DVD com os primeiros mil gols da gestão de Alex Ferguson. Entre 1986 e 1992, as imagens das partidas disputadas entre novembro e março, no chuvoso i

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0

3 Reasons to Consider Installing Motorized Blinds at Home – Guide

Is DEA Being Forced To Reschedule The CBD Compound?