in ,

Rafaela Silva luta bem quando sente raiva, afirma Flávio Canto

Aposentado dos tatames desde 2012, Flávio Canto, 44, ainda vive o judô intensamente. É comentarista da modalidade na Globo e comanda o Instituto Reação, que atualmente atende a quase 2.000 crianças e adolescentes de forma gratuita em suas duas sedes.

O instituto nasceu em 2004, na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e inaugurou neste mês uma unidade em Cuiabá, com o apoio financeiro do banco BV. O padrinho do projeto em Mato Grosso é o judoca peso-pesado David Moura, 32, vice-campeão mundial em 2017 e que já foi aluno de Canto.

O ex-judoca, medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas-2004, atua também como uma espécie de mentor da campeã olímpica em 2016 Rafaela Silva, 27, principal atleta revelada pelo instituto e que atualmente cumpre suspensão de dois anos por doping, à espera do julgamento do seu recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte).

Canto acredita que, se ela for absolvida pelo uso de fenoterol (substância com efeito broncodilatador), todo o drama poderá contribuir para o seu desempenho na Olimpíada de Tóquio-2020.

“A Rafaela tem muita raiva dessa história, porque se sente injustiçada. E ela lida muito bem com esse tipo de coisa. Cada um é cada um. Eu, por exemplo, gostaria de lutar feliz. A Rafaela luta bem quando sente raiva”, disse em entrevista à Folha.

Essa hipótese só poderá ser testada, é claro, se Tóquio-2020 não for cancelada pela pandemia de coronavírus. Caso seja adiada, o ex-atleta vê até a possibilidade de Rafaela se beneficiar, desde que consiga ao menos diminuir o tempo de gancho. “Tem essa possibilidade da Olimpíada ser adiada. Não, não quero pensar nisso, mas já pensou se for adiada e ela pega oito meses?”. Ela cumpre suspensão desde novembro.

Por que abrir uma unidade do Instituto Reação em Cuiabá? O caminho natural seria São Paulo, mas o destino nos aproximou do David Moura. Eu o conheci quando ele entrou na seleção, e eu estava parando de lutar. O David cismou que eu poderia ajudá-lo. Estava com uma vida louca, começando a trabalhar na TV, e ele persistia para treinar comigo. É um cara que se preocupa com os demais. Tenho vários amigos, mas não consegui trazê-los para o Reação porque poderiam querer ser maior que o instituto, e não são.

O instituto teve três classificados para os Jogos de 2016 e o ouro da Rafaela Silva. Qual patamar você gostaria de alcançar em Tóquio? No Rio foi um número muito bom. Ter lutador na Olimpíada será muito importante para a gente. Estamos enfrentando um momento difícil com a Rafaela e torcendo muito por esse recurso dela. Ainda tenho esperança que ela seja absolvida ou tenha a pena reduzida. Mas hoje estamos nessa situação, o David está brigando cabeça a cabeça com o Baby [Rafael Silva], o Victor Penalber tem uma chance improvável porque teve lesão no joelho. O Popole [Misenga, do time Refugiados], um super querido, está dentro. Então,

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0

Top Time Management Strategies That You Should Use As a Student

how-to-not-practice-emotional-distancing-during-social-distancing

How to not practice emotional distancing during social distancing