in ,

Entenda impacto do adiamento da Olimpíada e o que pode ocorrer agora

Depois de semanas de incerteza, em meio à pandemia do coronavírus, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores locais da Olimpíada de 2020, em Tóquio, anunciaram na terça-feira (24) que os Jogos seriam adiados.

Foi um anúncio de impacto. A Olimpíada de verão é o maior evento esportivo do planeta, uma empreitada que movimenta bilhões de dólares a cada quatro anos e une milhares de atletas de centenas de países e dezenas de esportes, centenas de milhares de torcedores e caminhões de dinheiro, de grandes marcas internacionais.

Abaixo, o que aconteceu e o que pode acontecer a seguir.

O que aconteceu, exatamente? Os Jogos foram adiados para 2021. Não foi decidida uma data específica, mas mudar a data de uma Olimpíada é um acontecimento raro. Os Jogos foram cancelados apenas três vezes, em 1916, 1940 e 1944, anos das Guerras Mundiais, e nunca tinham sido adiados.

Mas todos os grandes eventos esportivos não foram cancelados ou adiados? A vasta maioria dos que aconteceriam no segundo trimestre, sim. Mas mesmo que todos os grandes esportes, ligas e eventos —basquete, futebol golfe, pode escolher a modalidade– tenham suspendido seus calendários nas últimas semanas diante da pandemia do coronavírus, os organizadores dos Jogos de Tóquio em 2020 vinham se recusando a tomar uma decisão sobre seu evento, sinalizando em lugar disso que esperariam para ver como as coisas se desenrolavam.

Muita gente considerava essa postura insatisfatória, para dizer o mínimo. Diversas pessoas afirmaram que ela demonstrava insensibilidade e, pior, desconsideração quanto à segurança. Nos últimos sete dias, a onda de vozes que apelavam pelo adiamento —entre as quais as de importantes comitês olímpicos nacionais, federações esportivas internacionais e atletas individuais— cresceu a ponto de tornar impossível que os dirigentes olímpicos continuassem a ignorar a questão, e na terça-feira (24) os organizadores anunciaram, no Japão, que a Olimpíada seria adiada por até um ano.

Quando a Olimpíada deveria acontecer? A cerimônia de abertura dos Jogos aconteceria no dia 24 de julho, no Estádio Nacional de Tóquio.

E quando os Jogos acontecerão, agora? Não sabemos ainda. Tudo que os organizadores disseram é que a Olimpíada acontecerá em algum momento posterior a 2020 mas no máximo até o terceiro trimestre de 2021.

Que data faria mais sentido? Transferir as datas da Olimpíada de 2020 para seu equivalente em 2021 parece ser a solução mais simples. Mas isso criaria conflitos de agenda com outros importantes eventos esportivos internacionais, como os campeonatos mundiais de atletismo e natação. Realizar os Jogos mais cedo –por exemplo no segundo trimestre de 2021– poderia funcionar, mas nesse caso eles se sobreporiam aos calendários de algumas ligas esportivas nacionais, como a NBA e as grandes ligas do futebol europeu. Uma Olimpíada no segundo trimestre também deixaria muito pouco tempo para os diversos eventos classificatórios que pr

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading…

0
apps-to-keep-us-connected-in-a-time-of-social-distancing

Apps to keep us connected in a time of social distancing

Why CCNP Certified People Get Higher Salaries?