in ,

Pode sair para correr durante a pandemia?

A pandemia de coronavírus pegou em cheio os atletas, tanto os profissionais quanto os amadores. O calendário esportivo foi completamente impactado, com adiamento da Olimpíada, de campeonatos de atletismo e de corridas de rua.

Se para quem se preparava para Tóquio, a nova data pode significar problemas, nós, humanos corredores, ficamos na dúvida: sair ou não sair de casa para treinar?

A recomendação é isolamento para evitar a propagação do vírus —e há inúmeros exercícios para se fazer dentro de casa. Ainda assim, para quem encontrou na corrida uma paixão não poder colocar o tênis no asfalto parece um desafio maior do que completar uma ultramaratona no deserto.

Os médicos divergem quanto aos treinos externos, mas a notícia pode ser boa —ao menos para a maioria. “O exercício físico pode ser praticado, sim”, afirma o infectologista Lucas Chaves. “A grande questão é respeitar o limite, dois metros de contato entre as pessoas. Se for praticar, que seja preferencialmente sozinho.”

Chaves esclarece que, ao se exercitar com alguém, acaba acontecendo uma aproximação física, menor que dois metros. “Quer queira quer não, vai conversar. Se por acaso algum dos dois estiver no começo da transmissão, é difícil controlar que não vão trocar vírus entre si, não só corona, como qualquer vírus que circula nessa época.”

Sair sozinho é necessário, alerta o médico, pois o coronavírus está presente em secreções como saliva, em gotículas que acabam saindo durante as conversas, além de quando se tosse e espirra. Nesse sentido, o ideal é buscar locais em que não haja circulação de pessoas, como ciclovias e ruas mais afastadas.

O infectologista chama a atenção, porém, que devem permanecer em isolamento aqueles que apresentam sintomas. “Tem qualquer um dos sintomas [respiratório ou febre], não é pra sair de casa. Não é mesmo, não dá para fazer exercício.”

O risco, nesse caso, vai além da contaminação. “Se a pessoa tiver sintoma e for um caso s

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading…

0
jennifer-aniston-lurks-on-ex-john-mayer’s-instagram-live-11-years-after-split-&-fans-go-nuts

Jennifer Aniston Lurks On Ex John Mayer’s Instagram Live 11 Years After Split & Fans Go Nuts

How Poor Packaging Eats into your Profit?