in ,

Camisa 10 rara, Sissi foi gênio ignorado no futebol brasileiro

Muito tem se falado sobre a ausência de meio-campistas clássicos no Brasil. Jogadores capazes de enxergar o campo como se estivessem fora dele e que conseguem encontrar os mais inusitados espaços para os mais milimétricos passes.

É dito que o jogador bom é aquele que sabe ver o jogo, mas o craque é o que sabe antever. E craques, nós sabemos, são raridades —especialmente aqueles que conseguem pensar o jogo com perfeição e executá-lo com precisão.

Vestindo a camisa da seleção brasileira entre 1988 e 2000, Sissi foi essa camisa 10 clássica. E como todo jogador dessa posição, ela também preferia dar uma assistência a fazer um gol. Não que não os fizesse, porque não lhe faltaram tentos inesquecíveis —como aquele de falta contra a Nigéria que classificou o Brasil para a semifinal da Copa do Mundo de 1999.

Naquele Mundial, Sissi foi artilheira, o que prova seu apreço por balançar as redes.

Mas sua maior paixão no futebol era fazer o inesperado. Dar o passe que ninguém imaginava ser possível. Não estou aqui para diminuir o talento de quem é artilheiro(a) nato e mortal lá na frente. Fazer gols também exige inteligência e muita habilidade, mas eu tenho para mim que é “mais fácil” produzir um exímio goleador do que um meio-campista diferenciado.

Faça o teste. Liste os dez melhores atacantes brasileiros de todos os tempos e depois tente fazer o mesmo com os meio-campistas clássicos. Qual lista foi mais difícil fechar

Pois bem, Sissi era tão diferenciada, que a torcida do São Paulo em pleno 1997 gritava nas arquibancadas de jogos do time masculino: “Ei, Muricy, coloca a Sissi”. Quem é são-paulino e acompanhava o futebol feminino na voz do inconfundível Luciano Do Vale não vai me deixar mentir sobre o talento que aquela mulher mirradinha de cabelo curto desfilava dentro de campo.

Aliás, se ainda restar dúvida, a Band bem que poderia reexibir alguns dos jogos dela pela seleção ou pelo São Paulo durante essa quarentena

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0

Bring your company to a new standard in this Singapore financial hub

Build Your New Business In Singapore With Less Tax And High Benefit