in ,

A humanização dos atletas olímpicos

Na última quinta (28), participei de uma reunião virtual com Christophe Dubi, diretor executivo dos Jogos Olímpicos de Tóquio pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

O mundo espera por uma resposta sobre os Jogos, e o COI está tentando produzir essa resposta.

Diferentemente das entrevistas coletivas a que temos assistido nos últimos tempos, com mesas enormes, desinformação, violência verbal e falta de respeito em auditórios cheios de pessoas sem cuidados físicos e morais, Dubi mostrou a face humana do COI.

Trajando uma simples camiseta polo com o símbolo olímpico, em uma sala discreta, sem aparatos nem assessores, o diretor executivo deixou transparecer que o COI rapidamente se mobilizou para minimizar o estrago causado pelo adiamento dos Jogos. Nas entrelinhas da entrevista, ainda evidenciou a possibilidade concreta do cancelamento da edição olímpica de Tóquio.

Óbvio que se falou dos bilhões de dólares envolvidos na organização e também na desorganização daquele que deveria ser o maior evento esportivo do ano. De forma direta, sem rodeios, tampouco meias palavras, Dubi apresentou todas as dificuldades que envolvem o adiamento. Com a serenidade de quem sabe o que está falando, discorreu sobre o imponderável mesmo para quem tem tudo sob controle.

Apresentou as dificuldades diretas na preparação dos atletas, afirmando que a pandemia afeta os treinos e, portanto, a qualidade do desempenho esportivo. Mas mais que isso, apresentou o princípio da igualdade, um valor olímpico, como impedimento.

A afirmação de que o mundo está desigual parece um tapa na cara de quem ainda faz de conta que tudo parece como antes e aposta na normalidade. Muitos atletas encontram-se confinados, enquanto outros desenvolveram estratégias para treinar, ainda que as condições não sejam ideais.

Isso por si só fere os princípios olímpicos. Entendo que essa situação poderia ser equiparada ao doping, uma vez que alguns terão superioridade sobre outros, facilitada pelo acesso aos treinos a que outros estarão i

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0
lady-gaga-&-michael-polansky’s-romance-‘accelerated’-by-quarantine:-they-may-‘get-engaged-soon’

Lady Gaga & Michael Polansky’s Romance ‘Accelerated’ By Quarantine: They May ‘Get Engaged Soon’

voces-sao-uma-desgraca,-diz-hamilton-apos-morte-de-george-floyd-pela-policia

Vocês são uma desgraça, diz Hamilton após morte de George Floyd pela polícia