in ,

Não é hora de fazer um minuto de silêncio pela morte do futebol brasileiro

Houve um minuto de silêncio na reunião da Comissão Nacional de Clubes, na terça-feira (26), e não foi por causa dos mortos pela Covid-19. Os dirigentes lamentaram ao saber que o projeto de lei 2125/2020 não terá mais os artigos que permitiam não depositar por seis meses o FGTS dos jogadores nem parcelar multas de rescisão e pagar só 50% do contrato.

Culparam o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), por não aceitar a relatoria do projeto, originalmente do deputado Arthur Maia (DEM-BA). Houve quem dissesse que a intenção era quebrar o futebol brasileiro para que os clubes tenham de aderir ao clube-empresa. Nada a ver.

Dirigentes mais sóbrios saíram da mesma reunião com a certeza de que o mais prudente era mesmo evitar a quebra de benefícios históricos dos jogadores e que não há maquiavelismo no Congresso. Há, obviamente, outras prioridades, quando o Brasil perde cerca de 30 mil vidas.

As vozes mais sóbrias entre os dirigentes entendem que será, sim, necessário auxílio. Haverá dificuldade, mas não pode haver pânico.

Espera-se pelo congelamento das parcelas do Profut por 180 dias, após o fim do decreto de calamidade pública. Mas todos sabem que os clubes em pior situação são os que colecionam calotes e problemas há tempos. Casos de Botafogo, Fluminense, Vasco, Santos, Cruzeiro e Atlético-MG.

O deputado Pedro Paulo não aceitou a relatoria de Arthur Maia, e não foi para produzir a quebradeira. Foi aconselhado a não esvaziar o seu próprio projeto, que caminha agora para convergência com o do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A ideia da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) deve entrar no projeto do clube-empresa e isso demandará energia para aprovação.

Há resistência de muitos dirigentes a virar empresa. Ocorre que eles entendem que, se a situação se tornar insustentável, pode ser necessário aderir e eventualmente pedir recuperação judicial. Ninguém está propondo isso de maneira maquiavélica.

Como outros setores da economia, os clubes de futebol vão precisar de au

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0

Tiết lộ hành trình từ nàng béo thành hot girl “Kem Xôi” của Nguyễn Trà My (nhandinhbongda.net)

‘teen-mom’s-josh-mckee-responds-to-mackenzie’s-cheating-accusations:-‘know-your-facts’

‘Teen Mom’s Josh McKee Responds To Mackenzie’s Cheating Accusations: ‘Know Your Facts’