in ,

Enquanto atletas se posicionam pelo mundo, no Brasil muitos preferem alienação

Os Estados Unidos foram tomados por protestos nos últimos dias contra o assassinato brutal de George Floyd, um homem negro de 46 anos que morreu implorando pela vida ao policial branco que o asfixiava.

“Eu não posso respirar”, dizia ele, na cena que rodou o mundo e deixou muita gente indignada. Inclusive muitos atletas, que se manifestaram.

O astro da NBA LeBron James, a maior tenista da história, Serena Williams, a seis vezes campeã olímpica de atletismo Allyson Felix, as jogadoras de futebol campeãs do mundo no ano passado Alex Morgan e Megan Rapinoe, o hexacampeão da F-1 Lewis Hamilton, os atacantes Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, e Marcus Thuram, do Borussia Mönchengladbach, entre tantos outros grandes esportistas internacionais (brancos e negros), se uniram ao coro de “Vidas negras importam” (#BlackLivesMatter).

Chamou ainda mais a atenção a atitude da tenista Naomi Osaka, a mulher mais bem paga do esporte atualmente (de acordo com a lista da Forbes divulgada neste mês), que chegou a ir a um dos protestos e afirmou: “Só porque não está acontecendo com você, não significa que não está acontecendo”. Ao longo das décadas, vimos a importância de atletas fazerem coro a questões urgentes da sociedade.

Poderíamos voltar no tempo e lembrar Jesse Owens no pódio olímpico na Alemanha nazista em 1936, ou Tommie Smith e John Carlos em 1968 fazendo o gesto dos Panteras Negras, com o punho cerrado para o alto, até chegarmos a 2016, quando o quarterback Colin Kaepernick se ajoelhou na execução do hino americano e, mais recentemente, a 2019 com a seleção americana de futebol feminino movendo um processo judicial contra a confederação (US Soccer) por discriminação de gênero. Historicamente, atletas falam, reivindicam, não se calam.

No Brasil, o que vemos é o oposto. Até mesmo quando são questões que afetam os esportistas diretamente, a maioria deles prefere o silêncio e a alienação.

Fico me perguntando quando isso tudo come

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0

Quick Facts About CBD & THC (alpinehemp.com)

Angular CI/CD Pipeline with GitLab & AWS EC2 | Yudiz Solutions Pvt. Ltd.