in ,

Defender e atacar em bloco é mais importante que o sistema tático

Em 1958, há 62 anos, eu estava em um bar, com 11 anos, no bairro onde morava, junto com meus três irmãos mais velhos e meu pai, escutando a final da Copa do Mundo. Terminou 5 a 2 para o Brasil. Saímos pelas ruas cantando e dançando. Oito anos depois, na Copa de 1966, eu jogava ao lado de alguns de meus ídolos.

Na semana passada, assisti aos jogos do Brasil nos Mundiais de 1958 e 1962. Impressionava-me, desde menino, como Didi, com a parte externa do pé, dava um passe de curva, com a bola contornando o corpo do adversário, para chegar aos pés do companheiro.

Pouco tempo depois, fui ao estádio Independência, com meu pai, ver um jogo do Botafogo. Nilton Santos, contundido, foi substituído pelo irmão Nilson Santos. Fisicamente, eram idênticos.

Com poucos minutos de jogo, perguntei a meu pai: “Esse não é o craque Nilton Santos, campeão do mundo”? Ele respondeu: “Parece com ele, possui o mesmo jeito de jogar, mas não é ele”. Continuei em dúvida. Veio uma bola pelo alto, e Nilson Santos a dominou no peito, ela correu muito, e o atacante fez o gol. Meus olhos e os de meu pai se cruzaram. Entendi a diferença entre a cópia e o original. O craque é. O que é, é.

Ao ver os jogos de 1958 e 1962, mudei de opinião sobre Zagallo. Achava que ele era um terceiro jogador de meio-campo, como Rivellino, na Copa de 1970. Não era. Zagallo, com um excelente preparo físico, atacava e voltava, rapidamente, para marcar pelo lado, como fazem hoje vários pontas.

As seleções de 1958 e de 1962 não jogavam no 4-3-3, como eu achava, e sim do 4-2-4, como o Santos, de Pelé, e a maioria das equipes da época. Havia quatro defensores, dois no meio-campo, dois atacantes pelos lados e dois pelo meio (um ponta de lança e um centroavante). Eram quatro atacantes.

Na Copa de 1966, a Inglaterra inovou. Em vez de dois atacantes pelos lados, o time jogava com dois meias recuados, abertos, formando uma linha de quatro com os d

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0

Tomtom Map Update〘**+44 (808)-189-0048**〙

VRsutz – Arcade de jeux de réalité virtuelle Brossard (vrsutz.com)