in ,

Manchester City tem pena revertida e poderá disputar Champions League

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), principal jurisdição do mundo esportivo, decidiu nesta segunda-feira (13) autorizar, após o julgamento da apelação, a participação do Manchester City nas próximas competições europeias, revertendo a pena que condenava o clube inglês a dois anos de suspensão por não cumprir o chamado fair play financeiro.

Em fevereiro, a Uefa (federação europeia) havia anunciado o banimento do City de seus torneios sob a acusação de inflar a receita com seus patrocinadores vinculados ao Abu Dhabi United Group, empresa do proprietário do clube, para cumprir com as regulamentações do mecanismo de fair play, de 2012 a 2016.

“O Manchester City não disfarçou seus contratos de patrocínio, mas falhou em cooperar com a Uefa”, afirmou a CAS, corte baseada na Suíça, em sua decisão.

O Manchester City, que pertence ao xeque Mansour bin Zayed bin Sultan Al Nahayan, dos Emirados Árabes Unidos, e é treinado pelo espanhol Pep Guardiola, também viu uma multa de 30 milhões de euros (R$ 181 milhões) imposta pela federação ser reduzida para 10 milhões de euros (R$ 60 milhões).

Em um comunicado divulgado imediatamente após a sentença da CAS, o Manchester City “comemora as implicações da decisão de hoje, que valida sua posição e o conjunto de provas apresentadas”.

Na época do banimento pela federação europeia, o clube alegou parcialidade, e disse que o processo havia sido “iniciado pela Uefa, processado pela Uefa e julgado pela Uefa”.

Desde que o xeque Mansour comprou o clube, há 12 anos, o papel do City no futebol inglês e continental mudou, deixando de lado apenas sua rivalidade com o United para virar uma potência da Premier League, com a conquista de quatro ligas nacionais na última década (2012, 2014, 2018 e 2019) e duas Copas da Inglaterra (2011 e 2019), mais títulos que nos primeiros 100 anos da agremiação.

O ambicioso projeto ainda não atingiu o seu principal objetivo, o título da Champions League. Na atual edição, sobre a qual a decisão desta segunda-feira não teria influência, a equipe está nas oitavas de final.

Em 7 de agosto, o time de Pep Guardiola fará o jogo de volta contra o Real Madrid em casa, mas sem público, após ter vencido a primeira partida por 2 a 1, na Espanha. Se passar de fase, viajará para Lisboa, onde serão jogadas as etapas restantes da competição, em confrontos únicos, até a final, marcada para o dia 23.

Com a segunda posição assegurada a três rodadas do fim da Premier League, o City está classificado para a próxima edição da Champions.

Entenda a acusação

As apurações sobre possíveis violações do chamado mecanismo de fair play financeiro já vinham sendo conduzidas há tempos, mas ganharam força após a publicação da revista alemã Der Spiegel, de

 » Read More

Report

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Loading…

0

Regain your Hair Balance with Arata’s Natural Hair Care Products

ZYPE digital – Best Digital Marketing Agency in Hyderabad, India (www.zypedigital.com)