Antigamente, ali pelos anos 1970/80/90, fazer uma revista semanal de futebol como a Placar era um desafio.

Além da concorrência brutal dos jornais, com seus cadernos de esportes, principalmente às segundas-feiras, ainda havia a intensa programação das emissoras de rádio, na hora do almoço, antes e depois do jantar. E, é claro, das tevês.

Nem eram, no entanto, os jornais, as rádios e as tevês os maiores problemas da revista. Eram os cartolas. Campeonatos com regulamentos ambíguos, decisões absurdas das federações e da CBF constantemente iam parar na Justiça, primeiro na esportiva, depois na comum, e jogos eram adiados, decisões de torneios iam para o tapetão.

As edições eram fechadas aos domingos à noite ou no começo das madrugadas das segundas-feiras, para chegar às bancas, em São Paulo e no Rio nas terças-feiras, nas demais cidades às quartas e, muitas vezes, já chegavam velhas, superadas por alguma canetada, alguma liminar, qualquer lambança.

Então, a capa que anunciava o grande jogo do fim de semana seguinte, estava vencida, porque o clássico não aconteceria.

Assim aconteceu na decisão do Campeonato Paulista de 1979, à época tão mais importante que o Brasileiro que apenas Palmeiras e Guarani disputaram a competição nacional, pois Corinthians, São Paulo e Santos abdicaram para se concentrar na estadual.

Para definir os quatro semifinalistas, a FPF marcou rodada dupla no Morumbi, com renda dividida entre o quarteto: Corinthians e Ponte Preta fariam a preliminar e Palmeiras e Guarani o jogo de fundo.
O Palmeiras era, disparado, o melhor time.

O presidente corintiano Vicente Matheus bateu o pé, disse que o time não jogaria porque não aceitava a divisão paritária: “Vivemos no comunismo?”, perguntou. E respondeu: “O Corinthians tem mais torcida qu

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login