Érika Andrade, 35, passou 17 anos sem disputar qualquer competição de jiu-jítsu. Ela havia praticado o esporte na adolescência, mas o abandonou para ficar apenas com o judô, modalidade que a permitia ganhar dinheiro como atleta de prefeituras em competições regionais.

No ano passado, ela decidiu voltar. O primeiro torneio foi o Campeonato Paulista, em que ficou com a medalha de ouro. Depois veio o Sul-Americano, também vencido. A maior conquista veio em Lisboa: o título europeu. Apesar da denominação, a competição é aberta para competidores de qualquer continente.

“Todos os campeonatos de que participava, ganhava”, resume Ã‰rika, que mora em São Vicente, litoral de São Paulo, onde trabalha como personal trainer e professora de educação física.

Participar e vencer as competições lhe custam não apenas desgaste físico, mas também emocional. Cada vez que quer tomar parte em uma delas, a atleta tem de montar uma operação financeira considerável. Sua principal atividade para arrecadar fundos é vender marmitas.

“Eu ia nos treinos com potinhos de marmitas saudáveis que a nutricionista passava. Os meus alunos achavam bonitas. Foi quando tive a ideia de começar a prepará-las e vendê-las para financiar as viagens. É sazonal. Depende dos pedidos”, afirma. Ela aumenta a produção quando os torneios e as viagens se aproximam.

Os títulos dos torneios não lhe dão qualquer recompensa financeira. Érika participa deles apenas pela glória. Esse é outro motivo para que ela, ao ganhar suplementos alimentares, creatinas e proteínas, não consuma tudo. Guarda uma parte e, quando junta quantidade razoável, monta embalagem e faz uma rifa. Cada número é vendido por R$ 5 ou R$ 10.

“Não é só isso. Lanço vaquinhas virtuais, peço depósitos na minha conta. Q

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login