Capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002, o ex-lateral direito Cafu completa 50 anos neste domingo (7).

Dono de carreira vitoriosa, ele foi campeão por onde passou e, além de fazer história com a camisa do Brasil, teve trajetória de sucesso no futebol europeu, onde atuou por mais de uma década em alto nível, consolidando a imagem dos laterais brasileiros na Europa.

Relembre as principais passagens da carreira de Cafu, que completa cinco décadas de vida.

Início e títulos no São Paulo

Depois de ser reprovado em nove peneiras realizadas em diferentes equipes, entre elas o próprio São Paulo, Cafu enfim conseguiu passar em um teste no clube do Morumbi, em 1989. Quando chegou ao time profissional no mesmo ano, iniciou a carreira como atacante pelo lado direito, para depois virar lateral.

No início, sofreu para se adaptar à nova posição com as cobranças do técnico Telê Santana, que parava os treinos para que o jovem lateral aprendesse a bater na bola e acertar seus cruzamentos. A atenção de Telê com o atleta seria fundamental para o amadurecimento de Cafu como um dos melhores laterais de sua geração.

Com a camisa tricolor, disputou 272 jogos, marcou 38 gols e conquistou dois Campeonatos Paulistas, um Brasileiro, duas Copas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, duas Recopas Sul-Americanas e uma Supercopa.

Deixou o clube em 1994 para defender o Zaragoza, da Espanha.

Campeão no Palmeiras

Após pouco menos de um ano no Zaragoza, Cafu recebeu uma oferta do Palmeiras, à época patrocinado pela Parmalat. Mas no contrato da venda do jogador para o clube espanhol, o São Paulo havia estipulado uma cláusula que determinava o pagamento de uma multa, por parte dos espanhóis, de US$ 3,6 milhões se o lateral direito assinasse com algum rival tricolor antes de janeiro de 1996.

Para evitar complicações jurídicas, o Zaragoza concedeu passe livre ao atleta. O Palmeiras, por meio da Parmalat, levou Cafu ao Juventude, que também era patrocinado pela empresa. A negociação com a equipe gaúcha serviu de ponte para que o jogador se transferisse ao Palmeiras em julho de 1995.

No Palmeiras, Cafu conquistou o título do Campeonato Paulista de 1996, em que o time alviverde anotou 102 gols. Em 1997, se transferiu para a Roma, da Itália.

Consolidação na Europa

Depois de uma passagem discreta pelo Zaragoza, Cafu chegou à Roma e iniciou no futebol italiano, de fato, sua trajetória de sucesso no futebol europeu.

Com o clube da capital, além de cada vez mais se consolidar como figura importante na seleção brasileira, ele conquistou o título da Serie A na temporada 2000/2001, encerrando um jejum de 18 anos sem faturar a liga nacional. Também em 2001, se sagrou campeão da Supercopa italiana.

Foi com a camisa da Roma que Cafu recebeu a convocação para a Copa do Mundo de 2002 e, como jogador do time italiano,

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe