A Copa do Mundo de 1990, na Itália, não foi um primor de futebol. Tanto que é, das 21 edições já disputadas, a que teve a mais baixa média de gols por jogo: 2,21.

A Alemanha Ocidental foi a campeã, superando por um magro 1 a 0, em um gol de pênalti, a Argentina de Maradona, que eliminara o Brasil nas oitavas de final, também por um magro 1 a 0.

As boas memórias, pelo menos as minhas, ficam por conta da seleção de Camarões.

Lembro-me muito bem de ter assistido à partida de abertura, os camaroneses contra os argentinos (então campeões do mundo), no apartamento em que morava um amigo de colégio, o Luis Eduardo Dix, e o quanto nos surpreendemos com o futebol alegre e ofensivo dos africanos.

Com um gol de cabeça de Omam-Biyik no segundo tempo, em falha do goleiro Pumpido, Camarões registrou uma das maiores zebras da história das Copas, isso tendo terminado a partida em Milão com dois jogadores a menos, expulsos.

Jamais esquecerei a frase de Rivellino, campeão mundial no México-1970, que comentava pela TV Bandeirantes, quando em um contra-ataque os de camisas verdes quase ampliaram perto do fim da partida: “Com nove jogadores, é muito mais time que a Argentina!”.

Foi o começo de uma campanha memorável, cujo grande destaque, entre nomes como o goleiro N’Kono, Kundé, Pagal e o cabeludo Makanaky, foi o atacante Roger Milla, que aos 38 anos saía do banco para desequilibrar.

O veterano centroavante, que tinha atuado na Copa de 1982, na Espanha, e atuaria na de 1994, nos EUA, fez os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Romênia, na primeira fase, e igualmente os dois do triunfo por 2 a 1 diante da Colômbia, na prorrogação, nas oitavas de final.

No segundo dos gols camaroneses nesse último jogo, Milla roubou a bola do goleiro Higuita, que tentou driblá-lo ao sair jogando, e tocou para o gol vazio. Memorável.

Suas comemorações também estão firmes em minhas lembranças: a sambadinha desajeitada à frente da bandeira de escanteio.

A eliminaç

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe