A iminente saída do atacante Dudu, do Palmeiras, para um clube do Qatar tem ocupado o noticiário esportivo. Muito se comenta sobre a falta que ele irá fazer no plantel comandado por Vanderlei Luxemburgo.

Há também o debate financeiro, sobre o que isso representa para o Brasil no mercado da bola. E, vez ou outra, aparece ali no último parágrafo uma menção à denúncia de violência doméstica que o jogador enfrenta, a segunda na carreira. A primeira, em 2013, teve o atacante detido e posteriormente condenado a prestar serviços comunitários.

Nos programas esportivos, os debates sobre o “caso Dudu” vinham com muita cautela (com razão) e uma observação: “cabe à Justiça julgar”. Em seguida, vinham as imagens enviadas pela defesa do atleta, às vezes até com uma “análise descritiva” delas. A vítima foi sempre procurada, mas raramente quis se manifestar.

Não é mesmo função da mídia julgar Dudu ou qualquer outro atleta por nenhum crime, mas será que, nesse caso, a divulgação repetitiva das imagens enviadas pela defesa não contribui para um “julgamento” pela opinião pública? Enquanto as redes sociais clamavam às mulheres do jornalismo esportivo que se manifestassem sobre o “caso Dudu”, fiquei pensando qual seria o real papel da mídia esportiva em situações como essa.

Se a gente aprofundasse o debate sobre violência contra a mulher no futebol com a mesma seriedade com que nos debruçamos sobre a análise tática e os números de um jogo, já teríamos evoluído muito nessa questão —e talvez não veríamos acusações tão recorrentes envolvendo ídolos do esporte mais popular do país.

Se a violência contra a mulher fosse um sistema tático, ela seria o 536-177-7. O primeiro número representa a quantidade de mulheres agredidas por hora no Brasil. O segundo, a quantidade de mulheres espancadas nesse mesmo período de tempo. O terceiro é a quantidade de mulheres estupradas também a cada 60 minutos. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2018. Boa parte desses crimes acontece dentro de casa, e a maioria dos a

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login