“Finalmente casa”, escreveu Roberto Spagnolo, diretor esportivo da Atalanta, em sua conta no Instagram. A imagem a ilustrar o post era dos jogadores em treinamento no Azzurri D’Italia, estádio da equipe. Representava uma contagem regressiva para o clube e para a cidade de Bérgamo.

O time entra em campo neste domingo (21) para enfrentar o Sassuolo, às 14h30 (de Brasília), na retomada do Campeonato Italiano, paralisado em março por causa da pandemia da Covid-19. O primeiro jogo do reinício acontece neste sábado (20), quando o Torino recebe o Parma, no mesmo horário. As partidas do torneio não estão sendo exibidas no Brasil.

“O lado esportivo será o menor entre os desafios dessa retomada”, afirma o zagueiro brasileiro Rafael Tolói, revelado pelo Goiás e na Atalanta desde 2015. “Sabemos que ainda pode haver riscos, mas o clube e a federação estão nos dando suporte.”

A data e o horário do treino não foram divulgados para evitar que torcedores fossem ao estádio. A Atalanta é um dos símbolos de Bérgamo e motivo de orgulho da cidade nos últimos anos, quando começou uma fase que é a melhor da história da agremiação.

Por outro lado, nenhuma cidade italiana foi tão atingida pelo vírus. Testes realizados em maio por amostragem indicaram que mais da metade das 120 mil pessoas da população local têm anticorpos contra a Covid-19, o que significa terem sido infectados. O município tem 13.600 casos registrados até hoje e mais de 3.000 mortes, segundo os dados oficiais.

O Instituto Nacional de Estatísticas divulgou que o número de mortos em Bérgamo cresceu 568% em março e abril deste ano em comparação com a média de 2015 a 2019.

A cidade foi considerada a capital do coronavírus na Itália, um dos países mais afetados pela doença. A partida da Atalanta contra o Valencia, pela Champions League, realizada em Milão, em 19 de fevereiro, foi chamada pelo prefeito Giorgio Gori de “bomba biológica”, responsável pelo contágio de milhares de pessoas.

“Antes da viagem a Valencia [para o jogo de volta] ficamos dois dias concentrados no centro esportivo do clube, que fica próximo a um hospital. Foram duas noites que não consegui dormir direito porque o barulho de ambulâncias era constante. Quando voltamos da Espanha, Bérgamo era uma cidade no meio de uma guerra”, afirma o meia-atacante argentino Alejandro Papu Gómez, 32.

Em entrevista ao diário italiano La Gazzetta dello Sport, o técnico Gian Piero Gasperini disse ter sido contaminado pela Covid-19,

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe