Durante a minha infância, o mundo da fantasia era chamado de “faz de conta”. Eu e minha irmã, Maria Silvia, costumávamos exercitar nossa imaginação nesse espaço suspenso da realidade. Nossas histórias eram tiradas dos sonhos, sonhados ou inventados, e de outras cenas vividas na escola, em casa ou pela rua. Cabeça de criança é capaz de coisas que gente grande está longe de acompanhar.

Depois que me tornei psicóloga, descobri que esse mundo do “faz de conta” é para os adultos um território de potencialidade, de saúde mental ou de patologia. Nele e dele brota a imaginação tão necessária à sobrevivência nesses tempos de isolamento.

Nesta semana voltei a ver televisão depois de meses de distanciamento físico da tela. Tenho a nítida impressão de que esse equipamento, que já teve o tamanho de uma cômoda e hoje parece um quadro, é responsável pela ruína do mundo da imaginação individual. De forma hipnótica, emoções e sensações são manipuladas pela expertise de quem escrever um roteiro ou dirige uma cena.

De reality shows a registros de imagens sem presença humana, o desenrolar de uma cena comove ou excita, a depender do estado de espírito de quem está sentado na poltrona.

Depois de avaliar que o lixo de sempre permanece na grade de programação, desintoxicada que estou, percebi a falta do conteúdo esportivo que habita o campo da realidade. Tempos atrás, seria impensável ligar a TV e não ver nada de novo acontecendo. E não digo apenas das competições. O esporte mobiliza muito tempo com treinos, estudo de tática de jogo, escalações que ocupam a cabeça de quem acompanha diferentes campeonatos mundo afora. Independentemente da modalidade esportiva.

Isso está diretamente relacionado com a redução de inúmeros programas de debate inconclusivos. A perspectiva de um jogo e sua avaliação posterior mobilizam muito mais tempo do que o jogo em si. E isso explica a imobilidade da máquina do esporte. Diante da possibilidade de sua

 » Read More

close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login