Juventude é aquele momento que sugere a proximidade da vida adulta, com todas as suas consequências, e em que se percebe sem pesar a infância se distanciando, como uma pedra na estrada da vida olhada pelo espelho retrovisor.

De uma perspectiva simbólica, a juventude remete a algo novo, fresquinho como os brotos das árvores na primavera, a força que brota pelos poros, o devir repleto de projetos. Essa é a razão de se usar o termo “novo” para aquilo que se quer superar. O novo amanhã. Uma nova instituição. Um novo país. Sei que muitas vezes o novo é usado apenas para negar o que é antigo, discussão recente entre nós. Mas isso será tema de outro texto.

A questão central aqui é discutir os Jogos da Juventude e sua importância para o Movimento Olímpico. Idealizados ainda na gestão Jacques Rogge, os JOJ tiveram como finalidade rejuvenescer uma competição centenária, que mostrava sinais de fadiga aos olhos de uma geração que ganhou muitas opções de entretenimento.

Some-se a isso as inúmeras transformações sociais que levaram o esporte a se tornar uma atividade distante da educação, marcada por disputas ditadas por gênero e pouco afeita a inovações.

Foi então que o Comitê Olímpico Internacional determinou a criação de uma competição para os mais jovens, cujos objetivos seriam juntar os melhores jovens atletas do mundo, oferecendo uma introdução ao olimpismo, inovando na educação e no debate dos valores olímpicos. A primeira edição de verão aconteceu em Singapura, em 2010, e a de inverno em Innsbruck, em 2012.

Cultura e educação são as pautas centrais de uma competição que certamente aponta os atletas olímpicos do futuro. Isso também remete a um diálogo necessário e desejado com a sociedade. Outra importante inovação dos JOJ são os eventos de equipes mistas por gênero e comitês olímpicos nacionais, o que permite a disputa entre equipes com atletas de diferentes nações. Isso por si seria a concretização da utopia de Pierre de Coubertin: o espor

 » Read More

No Comments
Comments to: Adiamento dos Jogos da Juventude pode conter mensagem para os de Tóquio

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login