Kawhi Leonard, do Los Angeles Clippers, foi o primeiro jogador a entrar em quadra na quarta-feira (22), para o primeiro bola ao alto da NBA em mais de quatro meses –sem esperar que o locutor começasse a apresentar as equipes titulares.

O improviso foi um dos muitos aspectos que podemos caracterizar como nada tradicionais, no retorno tão aguardado da NBA. Sem torcedores nas arquibancadas, com proteções de plástico transparente em torno da posição dos mesários, e o Orlando Magic jogando como visitante apesar de estar a apenas 37 quilômetros de seu ginásio, os Clippers, de Leonard, venceu por 99 a 90 um jogo de ritmo previsivelmente lento, depois de uma parada tão longa. O jogo também não valia para a classificação, mas foi uma ocasião significativa mesmo assim.

Foi a primeira vez que dois times da NBA estiveram juntos em quadra desde a abrupta suspensão da temporada, em 11 de março, depois que Rudy Gobert, do Utah Jazz, foi apanhado em um exame de coronavírus pouco antes de uma partida contra o Oklahoma City Thunder.

Depois de meses de negociações, preparativos e debates sobre a viabilidade de retomar o campeonato e de continuar realizando jogos de um esporte de contato e jogado em espaços fechados em meio a uma pandemia, a liga deu um passo que considera importante para seu retorno, realizando quatro jogos-treinos, 15 dias depois que os times começaram a chegar ao complexo em que estão hospedados no Walt Disney World.

Vinte e dois times foram convidados para se hospedar, treinar e jogar dentro de uma suposta “bolha”, com acesso severamente restrito, no Disney World, perto de Orlando, Flórida.

O objetivo é completar uma temporada que muita gente na liga temia não pudesse ser salva. Cada time participará de três jogos-treinos como esse antes que o New Orleans Pelicans encare o Jazz em 30 de julho, dando início a uma série de 88 partidas que conduzirá aos playoffs.

A quarta-feira, portanto, foi um teste para a NBA assim como para os jogadores, naquilo que muita gente encara como a empreitada mais ambiciosa na história da organização.

“Assim que você entra em quadra, pode argumentar que esse é o máximo de conforto que os jogadores terão”, disse o treinador dos Clippers, Doc Rivers. “Dá para ver que o pessoal está enferrujado, claro, mas para eles é como estar de volta ao seu habitat natural.”

Muita coisa exótica era visível, no retorno da NBA, com períodos de 10 minutos em lugar dos 12 minutos habituais, silêncios longos no momento dos lances livres e música e ruídos sintetizados de torcida tocados para ocupar o vazio.

O clima lembrava um pouco o da liga de verão da NBA em Las Vegas, mas os primeiros momentos de basquete competitivo jogados dentro da bolha pareceram transcorrer sem incidentes, com Lou Williams (22 pontos) e Paul George (18) liderando os Clippers. Nikola Vucevic marcou 18 pontos e conquistou 10 rebotes para o Magic.

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe