Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 não correm risco de cancelamento em razão da pandemia do coronavírus, conforme sinalizam o Comitê Olímpico Internacional (COI) e as autoridades japonesas, que enfim passaram a admitir a possibilidade de adiamento.

A própria história centenária do evento já poderia ser um indicativo disso, pois nunca houve uma edição cancelada por motivos de saúde pública.

Até hoje, em 124 anos de Olimpíadas da Era Moderna, a competição só não aconteceu em três ocasiões: 1916, 1940 e 1944, todas durante as grandes guerras mundiais.

A Olimpíada de 1916 aconteceria em Berlim. Dois anos antes, porém, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, na Bósnia, colocou não só os Jogos Olímpicos em dúvida como mudou o curso da humanidade. A morte do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro foi o estopim da Primeira Guerra Mundial.

Pouco tempo antes do atentado contra ele e sua mulher Sofia, a organização dos Jogos de Berlim havia dado início aos rituais olímpicos prévios à realização do evento. No Deutsches Stadion, construído para a Olimpíada e inaugurado em 1913, 60 mil pessoas assistiram ao espetáculo protagonizado por 10 mil pombos que foram soltos e ganharam o céu da capital alemã.

Mesmo com o início da guerra, as autoridades alemãs, confiando na resolução rápida dos conflitos, mantiveram o cronograma de planejamento do evento, até que os conflitos ganharam a Frente Ocidental.

Com o fim da guerra, em 1918, a Alemanha perdeu o direito de sediar a primeira Olimpíada em tempos de paz, que foi realizada na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Também como parte da punição, os alemães foram afastados do programa olímpico até 1925.

Berlim só ganharia o direito de finalmente sediar os Jogos Olímpicos em 1936, evento utilizado pelo governo alemão como plataforma da propaganda nazista para o mundo. A essa altura, o Deutsches Stadion, construído duas décadas antes, já havia sido fechado e dado lugar ao recém-inaugurado Estádio Olímpico de Berlim.

As duas outras Olimpíadas canceladas foram justamente as que aconteceram após Berlim-1936. Tóquio receberia a competição em 1940, enquanto Londres seria a cidade-sede em 1944. Entretanto, as duas cidades foram severamente bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945 e interrompeu a realização dos Jogos Olímpicos.

Para os japoneses, a edi

 » Read More

No Comments
Comments to: Apenas guerras cancelaram edições dos Jogos Olímpicos

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login