Com raras competições confirmadas neste segundo semestre em consequência das alegadas medidas protetivas contra a pandemia de coronavírus, inclusive o adiamento da Olimpíada de Tóquio-2020 para o ano que vem, o esporte olímpico brasileiro volta suas atenções para a eleição de dirigentes em importantes setores da sua administração.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) abriu nesta segunda (10) o processo de candidatura para presidente, vice, representantes das confederações e membro independente do seu Conselho de Administração. O prazo vai até 8 de setembro e a eleição acontecerá no último trimestre deste ano, em data a ser definida.

O atual presidente da entidade, Paulo Wanderley, é candidato à reeleição. Também deve disputar a presidência o advogado Alberto Murray, um apaixonado pelo olimpismo. Dificilmente surgirá outra candidatura.

Há ainda importante pleito na área dos atletas, agendado para o período do próximo dia 24 ao 28, quando serão escolhidos os 25 integrantes da Comissão de Atletas para o ciclo 2021-2024. Dezenove deles poderão votar nas assembleias do COB.

Setenta e duas candidaturas foram pré-aprovadas, das quais 58 (33 mulheres e 25 homens) são de competidores que participaram dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Sochi- 2014, Rio-2016 ou PyeongChang-2018.

Para quatro das vagas, estão pré-inscritos 14 interessados (10 homens e 4 mulheres) que disputaram Jogos anteriores ao citados no parágrafo acima.

A Comissão de Atletas engatinha, mas veja um exemplo da importância que representa: o governo federal anunciou na semana passada o cancelamento do edital do Bolsa Atleta de 2020. Perdem com a medida os atletas olímpicos e paratletas que sonham com uma boa performance em Tóquio, ano que vem.

Atualmente, 6.357 esportistas do país recebem o Bolsa Atleta, a um custo anual de R$ 85,7 milhões, incentivo primordial em ano pré-olímpico. Por isso, os atletas precisam ganhar força para pressionar em decisões desse tipo.
.
O COB, através de nota à imprensa, reconhece a relevância da Comissão de Atletas, que tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico; representar os direitos e interesses dos atletas olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte; e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.

Além disso, comissão assume a responsabilidade de examinar questões relativas aos atletas olímpicos; manter contato constante com outras comissões de atletas nacionais e internacionais; apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem; fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI (Comitê Olímpico Internacional).

O número de modalidades representadas na eleição (25) dá uma ideia da movimentação. O atletismo tem mais ca

 » Read More

No Comments
Comments to: Apesar da pandemia, segundo semestre terá eleições olímpicas

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login