O atletismo brasileiro enfrenta a pandemia da Covid-19 e busca oportunidades de treinamento que ajudem a sua equipe olímpica. A ideia é que a representação nacional chegue na Olimpíada de Tóquio – adiada deste mês para 23 de julho do ano que vem- preparada da melhor forma possível, independentemente dos obstáculos encontrados.

Não está fácil, levando-se em conta que os locais de treinamento estiveram fechados nos últimos meses por causa do coronavírus. O COB (Comitê Olímpico do Brasil) optou por levar cerca de 200 atletas de várias modalidades para preparação em Portugal. Os selecionados viajam em grupos, por período, para estágio de 45 dias em centros modernos construídos naquele país.

O atletismo do Brasil já tem 17 representantes, mais os integrantes do revezamento 4×100 m masculino e 4×400 m misto, qualificados para os Jogos, mas as seletivas ainda reservam vagas. Portanto, outros competidores podem garantir índice, ampliando o time.

No ciclo olímpico iniciado após os Jogos do Rio-2016, três brasileiros do atletismo mostraram que reúnem chance de lutar por medalha no Japão: Darlan Romani, no arremesso do peso; Thiago Braz, do salto com vara; e Almir Cunha dos Santos, no salto triplo.

Todos tiveram de reformular seus planos de treinamentos por causa da Covid-19. Darlan, quarto colocado no Mundial de Doha, ano passado, colocou seu foco na Olimpíada. Quando a pandemia levou ao fechamento do seu local de preparação, não teve dúvidas, tratou de improvisar uma área de giro para manter-se em atividade num terreno ao lado de sua casa. A parceria com o treinador cubano Justo Navarro vai de vento em popa.

Darlan é o atual recordista sul-americano, campeão brasileiro e pan-americano do arremesso do peso. Sob orientação de Navarro e treinamentos no centro da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), em Bragança Paulista (113 km de São Paulo), experimentou evolução de suas marcas nos últimos tempos. Ele não pretende ir para Portugal.

Almir Cunha dos Santos, no salto triplo, defende com empenho a tradição brasileira na especialidade, refletida pela conquista de seis medalhas olímpicas (duas com Ad

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe