Terminei a coluna anterior com a afirmação de que marcar bem também é fundamental, o que não significa priorizar o sistema defensivo.

A maneira de defender mais frequente e eficiente no mundo ainda é a com duas linhas de quatro, estratégia iniciada pelos ingleses na Copa de 1966. Independentemente do desenho tático, são oito jogadores recuados quando o time perde a bola. Há sempre um jogador de meio-campo na proteção de um defensor.

Alguns treinadores preferem ter uma linha de cinco e outra de três à frente, ou o contrário. São também oito jogadores. Porém, fica mais desequilibrado. Existem ainda os que escalam uma linha de cinco e outra de quatro, ou o inverso. Vira retranca, pois só fica um jogador no ataque.

Alguns treinadores não abrem mão das duas linhas de quatro, durante toda a partida e em todos os jogos, como Simeone, Ancelotti e um enorme número de seguidores. O Corinthians foi campeão por vários anos jogando dessa maneira, com Mano Menezes, Tite e Carille. A maioria dos times brasileiros atua dessa forma.

Alguns treinadores, como Guardiola, Klopp, Sampaoli, Jorge Jesus e poucos seguidores, como Coudet, do Inter, e os técnicos da Atalanta e do Leipzig, raramente marcam com duas linhas de quatro. Preferem pressionar, recuperar a bola no campo adversário, como fez o Atlético-MG contra o Corinthians desde o início do jogo, na vitória por 3 a 2.

Os técnicos que pressionam sabem dos riscos e acreditam que essa é a maneira eficiente de marcar, por não deixar a bola com o adversário. Para evitar os espaços deixados nas costas dos defensores, que jogam adiantados, precisam de zagueiros e de goleiros rápidos.

Atalanta e Leipzig foram muito melhores, coletivamente, que PSG e Atlético de Madrid. A Atalanta só perdeu porque, do outro lado, havia Neymar e Mbappé.

​Os dois foram magistrais, embora Neymar tenha finalizado mal duas vezes, o que é surpreendente. Ne

 » Read More

No Comments
Comments to: Bayern é um time do passado na prancheta, mas do futuro no campo

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login