Ao fim da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, 13 times têm zero ponto. Isso seria uma impossibilidade matemática com dez partidas disputadas, como estava agendado inicialmente, mas o fim de semana de abertura da competição ficou longe de seguir a programação original.

Três jogos tiveram que ser adiados por causa das decisões do Campeonato Baiano e do Campeonato Paulista. No domingo (9), com o São Paulo em campo no estádio Serrinha para enfrentar o Goiás, o duelo foi suspenso de última hora após o time goiano ter descoberto horas antes que dez atletas tiveram teste positivo para o coronavírus.

Como houve uma falha técnica na coleta das primeiras amostras dos atletas do Goiás, feita por um laboratório parceiro do Hospital Albert Einstein em Goiânia, uma novo procedimento foi necessário, e os resultados só saíram no dia do jogo –fora do prazo estipulado de 24 horas prévias à partida.

O começo atrapalhado do campeonato escancarou incertezas sobre a viabilidade da disputa nacional num país que não controlou a pandemia e a eficácia dos protocolos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tentar mitigar o contágio.

O Brasileiro inicia nesta quarta-feira (12) a sua segunda rodada, com a expectativa de completá-la na quinta (13). Botafogo, Bahia, Palmeiras, Vasco, Corinthians, Atlético-GO, Goiás e São Paulo esperam fazer as suas estreias, mas, como ficou claro no fim de semana, só será possível ter certeza disso quando a bola rolar.

O Corinthians informou nesta terça que retirou dois jogadores do grupo que viajou para enfrentar o Atlético-MG porque tiveram exames positivos: o zagueiro titular Gil e o atacante Léo Natel. O Atlético-GO também perdeu quatro atletas para o jogo contra o Flamengo.

Após a situação vivida em Goiânia no domingo, a CBF anunciou ajustes em suas determinações e deu aos clubes a opção de realizar a testagem dos elencos pelo hospital paulistano Albert Einstein ou por laboratórios locais, desde que portadores de um selo de acreditação.

Os resultados precisam ser enviados à confederação 24 horas antes do jogo, no caso do time mandante, e 12 horas antes da viagem, para os visitantes.

Foi definida ainda uma ampliação no grupo de atletas submetidos aos exames. Todos os jogadores inscritos no campeonato, não apenas aqueles relacionados para as partidas, deverão passar pelo teste, com 72 horas de antecedência.

Assim, em caso de contaminação, é maior a chance de haver substitutos aptos. Essa alteração entrará em vigor na terceira rodada.

A expectativa da CBF é que as mudanças no procedimento pelo menos evitem novos adiamentos de jogos em cima da hora, que criam dificuldades adicionais num calendário já sobrecarregado.

De qualquer maneira, a situação preocupa, especialmente no aspecto da saúde dos profissionais envolvidos em viagens por todo o território brasileiro. Algo reforçado por episódios problemáticos registrados também nas divisões inferiores.

No sábado (8), pela Série B, o CSA enfrentou –e venceu– o Guarani sem nove jogadores,

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe