Esta coluna foi produzida especialmente para a campanha #CientistaTrabalhando, que celebra o Dia Nacional da Ciência. Ao longo do mês de julho, colunistas cedem seus espaços para abordar temas relacionados ao processo científico, em textos escritos por convidados ou por eles próprios. Cedo o espaço ao cientista palmeirense Miguel Nicolelis, com a única restrição de não mencionar a Taça Rio de 1951…

Desde o final do mês de março, quando o Consórcio Nordeste decidiu instalar, numa atitude inédita e audaciosa no Brasil de hoje, o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, para sugerir e recomendar aos nove governadores da região as melhores práticas científicas para enfrentar o coronavírus, a proposta foi a de colocar o Nordeste no ataque para ganhar a maior batalha sanitária da sua história.

Para começar, o Comitê incorporou, como primeira ferramenta para atacar o vírus onde ele nos ataca, na casa das pessoas, nos lugares de trabalho e nas vizinhanças das grandes capitais, o aplicativo telefônico, desenvolvido pelo governo da Bahia, Monitora Covid-19.

Este app permite ao usuário relatar seus sintomas usando o telefone e, se classificado como paciente de alto risco na Bahia, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Piauí, receber consulta médica via telemedicina. Além disso, o app fornece dados para identificar diariamente onde estão os novos focos de infeção por todo o Nordeste (e pelo país), identificados por meio de grande variedade de análises de dados, executadas em sala de situação virtual construída para agora.

De posse dos dados, o Comitê propôs que Brigadas Emergenciais de Saúde, pequenos grupos de agentes de saúde, médicos de família e outros profissionais fossem a campo para socorrer infectados, bem como rastrear seus contatos e usar testes para determinar a dimensão da pandemia.

Depois de quatro meses de trabalho, o Monitora Covid-19 foi baixado mais de 224 mil vezes. Um total de

 » Read More

No Comments
Comments to: Cientista Miguel Nicolelis comanda ações para evitar mais mortes pelo vírus

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login