Postado By origemsurf em fev 3, 2020 |

A partir de ação inovadora, o surfista australiano Hayden Cox, em parceria com a marca de relógios suíços IWC Schaffhausen, lança prancha de surfe fabricada com materiais de descarte.

por Janaína Pedroso

Cox, que é embaixador da IWC, apresentou projeto em que mostra o processo criativo da linha “Haydenshapes”, que tem como objetivo fabricar pranchas de surfe sustentáveis.

Como resultado, o shaper mostra como tenta reduzir o impacto ambiental, por meio da transformação de resíduos, normalmente descartados (leia-se lixo), em componentes para pranchas de alta performance.

Queríamos aproveitar os resíduos que normalmente jogamos fora e criar
algo novo!

Hayden Cox

Reprodução Youtube

De acordo com o surfista, 30 a 40% da matéria-prima utilizada na fabricação das pranchas é descartada. Aliás, grande parte desse material é tóxico, inclusive.

A iniciativa de Cox foi motivada após visita do surfista à fábrica da IWC Schaffhausen. De tal forma que, enquanto esteve por lá, viu relojoeiros usando materiais residuais e se perguntou como poderia aplicar a mesma prática na produção de pranchas. 

Cox criou novo tecido com sobras de fibra de carbono e vidro. Foto Divulgação.

Resultado final: prancha sustentável.

Além de recriar um tecido, o surfista reutiliza a poeira de espuma e resíduos de resina bio-epóxi, para produzir acessórios como quilhas, por exemplo.

“Eu queria criar uma prancha que não produzisse lixo ou se produz, ao menos que pudesse ser reutilizado.”

A IWC Schaffhausen se juntou recentemente à iniciativa criada pela Fundação Ellen MacArthur , a “New Plastics Economy Global Commitment”, que visa a economia circular. Brasileiras como Natura, Positiv.A e Boomera (vencedora da 15ª edição do Prêmio Empreendedor Social, da Folha) também participam da ação.

“Vemos a sustentabilidade como parte integral do nosso futuro. Está no centro de tudo o que fazemos”, acrescenta a CMO da IWC Schaffhausen, Franziska Gsell.

 » Read More

No Comments
Comments to: Com abordagem pioneira, surfista e relojoaria suíça se unem na fabricação de prancha sustentável

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login