A compra do Newcastle por um fundo de investimento saudita fará a Premier League chegar ao recorde de 15 clubes sob controle internacional. Há os empresários americanos, donos do Liverpool, Manchester United e Arsenal, o Southampton, de Hong Kong, o Everton, de proprietário iraniano e, claro, os russos.

O Chelsea, de Roman Abramovich, homem mais rico de Israel, onde vive, mas nascido e enriquecido sob os oligarcas de Moscou. O Bournemouth tem o segundo proprietário de origem russa, Maxim Demin.

Dos 5 clubes que mantêm laços ingleses, o Tottenham é o mais bem sucedido. Vice-campeão da Champions League, trocou o técnico Mauricio Pocchettino por José Mourinho e disputará vaga na próxima temporada europeia, se esta terminar. Está em oitavo lugar.

Essa conta serve bem para dar noção a quem julga que investidores estrangeiros vão mudar a vida de clubes históricos, do lixo para o luxo. Na Itália dos anos 1990, Silvio Berlusconi era dono do Milan e o magnata do petróleo, Massimo Moratti, comprou a Inter, que já fora propriedade de seu pai, Angelo. Moratti filho levou 15 anos para ser campeão da Europa, como seu pai foi em 1964 e 1965. Não existe milagre, só trabalho.

Em meio à crise do coronavírus, nem o fundador da Crefisa, José Roberto Lamacchia, garante o pagamento integral do patrocínio do Palmeiras. “Ninguém sabe o que vai acontecer.” O mais provável é que pague, mas ele avalia todas as condições do mercado, como todo mundo está fazendo.

Enquanto isso, o Botafogo tem visões otimistas sobre o mercado do segundo semestre.
O vice-presidente Carlos Eduardo Pereira julga que, aos poucos, os investidores recuperarão as perdas em bolsas de valores e haverá condição de transformar o alvinegro em sociedade de propósito específico no segundo semestre.

É bom que aconteça. À parte a lei, seja o projeto do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), seja a melhor proposta de Rodrigo Monteiro de Castro e José Francisco Manssur, que

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe