Aos 39 anos e com três décadas de carreira no automobilismo, Felipe Massa está revivendo a experiência de ser um novato no grid. Desde 2018, ele disputa a F-E, categoria de carros elétricos criada em 2014, na qual o paulista não conseguiu ainda uma vitória nem uma sequência de bons resultados.

Segundo brasileiro com mais corridas disputadas na F-1 (269 GPs de 2002 a 2017) e o quarto com maior número de pódios, (41, sendo 11 vitórias), Massa terminou somente uma vez entre os três primeiros colocados em um E-Prix, como são chamadas as provas de F-E. Foi na etapa de Mônaco, na temporada 2018/2019.

Ele mesmo admite que se cobra para apresentar um desempenho melhor. “A ansiedade pesa bastante. Eu sei que tenho ritmo para vencer. Falta só encaixar as coisas para conseguir uma vitória”, disse o piloto Ã  Folha, em Santiago, no Chile, onde disputou a terceira etapa da temporada 2019/2020, no último fim de semana.

Na ocasião, ele largou em quarto, mas terminou a prova em nono após se envolver em dois acidentes, um deles com seu companheiro na equipe Venturi, o suíço Edoardo Mortara, 33. O resultado, contudo, ainda rendeu ao brasileiro dois pontos, os primeiros dele no campeonato.

O desempenho aquém da expectativa do próprio piloto, no entanto, não o impede de ser tratado como um dos grandes astros da F-E. A categoria vê no brasileiro uma espécie de garoto-propaganda para ajudar a popularizar a competição, explorando a notoriedade que os anos de F-1 deram a ele.

Em seu ano de estreia no campeonato de carros elétricos, por exemplo, Massa foi escolhido para estrelar o vídeo que apresentava a primeira corrida da temporada, na Arábia Saudita, em 2018.

Produzido na cidade de Al-Diriyah, a peça promove um duelo entre o piloto e um falcão peregrino, capaz de atingir 320 km/h quando está atrás de uma presa. Pilotando um carro de F-E, Massa consegue ser mais rápido do que a ave.

Ao longo da competição, ele voltaria a participar de outras ações de marketing, como na etapa de Roma, quando preparou pizzas para os torcedores que visitavam a área dos boxes.

Na recente prova de Santiago, o paulista foi o escolhido pela categoria para ser o primeiro a testar uma nova câmera de transmissões de TV. Apelidado de “olho do piloto”, o equipamento foi colocado no capacete do brasileiro, na altura dos olhos. “Ele coloca você no cockpit”, explica Massa.

Durante a prova, o narrador oficial da corrida citava com fr

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe