Pela milionésima vez –não será a última–, escrevo sobre os clássicos meias de ligação brasileiros, muito elogiados e criticados, um assunto tão discutido no jornalismo esportivo.

Esses jogadores atuam entre os volantes e os atacantes, em pequenos espaços, não participam da marcação, tentam receber a bola livre, atrás dos volantes adversários e, de vez em quando, dão passes decisivos e fazem gols. Quando isso acontece, são tratados como craques. Se não, são rotulados de preguiçosos.

Dos meias de ligação que atuam no Brasil, o mais promissor é o jovem Jean Pyerre, do Grêmio, que barrou Luan na temporada passada.

Como nas categorias de base ele atuava mais recuado, como um segundo volante, é diferente dos outros. Gosta de receber a bola mais recuado, com a ampla visão do conjunto, para dar ótimos passes, além de finalizar, com precisão, de fora da área. Se for para a Europa, certamente vão escalá-lo como meio-campista, para jogar de uma intermediária à outra.

Luan, em seus melhores momentos no Grêmio, tinha a companhia de Maicon e Arthur, que tratavam muito bem a bola e, junto com ele, comandavam o time. No Corinthians, isso não existe. O time corre muito, mas a bola corre pouco.

Muitas equipes, principalmente na Europa, jogam com um ponta de lança, perto do centroavante, no lugar do meia de ligação. São diferentes. O ponta de lança tem característica de atacante, de artilheiro, e volta apenas para receber a bola. O meia de ligação é um armador, que costuma atuar longe do centroavante e do gol.

Uma razão importante para os europeus não terem um meia de ligação é o fato de os times serem mais compactos. O meio-campo desarma, avança e se aproxima dos jogadores de frente. Não há espaço para ter um jogador entre eles.

Dos principais times da Europa, o único que utiliza um meia de ligação é o Manchester United, após a contratação do português Bruno Fernandes, que tem brilhado na equipe inglesa.

Outro motivo para não se ter um meia pelo

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe