A Copa do Mundo tem uma importância peculiar na vida do brasileiro. Ousaria dizer que qualquer um de nós poderia contar sua trajetória de vida pelas Copas que viveu.

Todo mundo sabe onde estava e com quem em cada um dos Mundiais dos quais se lembra desde o nascimento. São como flashes de quatro em quatro anos na nossa cabeça até virarem histórias inteiras, intensas, que não nos cansamos de viver e de esperar se repetirem a cada quadriênio.

No caso da Copa das mulheres, me arrisco a afirmar que todo brasileiro terá o mesmo ponto de partida —salvo raras exceções. Não porque outros Mundiais não tenham sido marcantes, muito pelo contrário. Tivemos em 2007 nosso melhor resultado (um vice) conquistado por aquela que talvez tenha sido a melhor seleção brasileira feminina de todos os tempos. Só que infelizmente essa história foi muito pouco contada —na época e até hoje.

Então foi em 2019, há um ano, que todo brasileiro teve a chance de conhecer e reconhecer as mulheres do Brasil em campo numa Copa, um torneio que ficará pra sempre marcado como aquele que “virou o jogo” para o futebol feminino.

Antes de tudo começar, na estreia desta coluna na Folha, já era fácil prever que o Mundial da França seria histórico. Mas inicialmente muita gente duvidou. Quando desembarquei em Portugal para cobrir a preparação da seleção feminina como representante das Dibradoras, fomos o primeiro veículo a chegar lá (e o único por quase uma semana).

Talvez esse seja o sonho de qualquer jornalista esportivo: ser o único representante da imprensa a cobrir a seleção na preparação para uma Copa do Mundo. O meu sonho é que a gente possa ver centenas de jornalistas se apertando para conseguir uma aspa que seja da Marta e que o braço chegue a doer do tanto de manobra que terá de fazer para se esticar e encaixar mais um microfone para ouvir as mulheres da seleção.

Pode parecer masoquista, mas é que o meu desconforto será só um detalhe. O que realmente importa

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe