Não sei exatamente quando eu aprendi o que era um clássico no futebol. Só sei que logo eu entendi que todas as vitórias eram legais, mas algumas eram mais legais que outras. Quando era o tal rival o adversário, uma vitória era quase um título, e uma derrota, a certeza de ser motivo de chacota no dia seguinte.

Uma rivalidade não existe por acaso, mas por causa da história. São tantos confrontos entre si, tantas finais disputadas, é tanta torcida envolvida, que aquilo que seria só mais um jogo de campeonato ganha o peso do que chamamos de “clássico”.

São confrontos tão importantes que, por exemplo, no Sul, todo Gre-Nal vem acompanhado do número que ele representa na história —o último foi o 422, o que significa que essas duas equipes se enfrentaram 422 vezes no futebol masculino.

Às vésperas do dérbi que acontecerá na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de futebol feminino (Palmeiras x Corinthians, domingo, em Vinhedo, às 14h), fui atrás das informações históricas sobre esse clássico entre as mulheres.

Mas se você digitar “dérbi feminino” no Google, tudo o que aparece é relacionado ao futebol dos homens. Aliás, deles há até mesmo uma página de Wikipedia contando a história desse clássico, que existe desde 1917, já teve mais de 1.000 gols e soma um número igual de vitórias para cada lado (127). Sobre o dérbi das mulheres, não há uma linha que se encontre.

Se a internet não tem essas informações, ao menos os clubes devem ter, certo? Não têm. A CBF poderia disponibilizar? Não há registros por lá também. A Federação Paulista? Ali apareceu finalmente alguma coisa. São 6 dérbis femininos encontrados, 5 vitórias corintianas, 1 palmeirense. Foram 24 gols do Corinthians e 9 do Palmeiras. Ainda assim, nesse curto histórico, faltam informações básicas como os locais desses jogos, o público e quem fez os gols.

Considerando que o primeiro dérbi paulista no futebol masculino aconteceu

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe