Uma epidemia de um novo vírus na China despertou temores de uma pandemia global, forçando o Japão a enfrentar a possibilidade de contágio em massa enquanto se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de 2020 a partir de 24 de julho.

O vírus, que matou 17 pessoas e infectou quase 600, já afetou eventos na China relacionados à Olimpíada, como o cancelamento de lutas de boxe marcadas para a cidade de Wuhan, o epicentro do surto, e mudança das eliminatórias do futebol feminino para Nanjing.

Embora o Japão tenha apenas um caso do novo vírus, o surto destaca o risco de contágio, dados os milhões de visitantes esperados para os Jogos.

“Temos que ter muito cuidado com o tipo de doenças infecciosas que aparecerão na Olimpíada de Tóquio”, disse Kazuhiro Tateda, presidente da Associação Japonesa de Doenças Infecciosas, em entrevista na quarta-feira (22).

“Nesses tipos de reuniões de massa, aumentam os riscos de doenças infecciosas e bactérias resistentes.”

Os organizadores dos Jogos disseram estar trabalhando com as autoridades. â€œMedidas contra doenças infecciosas constituem uma parte importante de nossos planos para sediar Jogos Olímpicos seguros e protegidos”, afirmou a Tóquio 2020 em comunicado.

Não é a primeira vez que temores de doenças rondam os preparativos olímpicos. Em 2016, o vírus da zika levou especialistas em saúde a pedir o adiamento ou a realocação dos Jogos do Rio de Janeiro, que no fim aconteceram como programado.

Em maio daquele ano, um gr

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe