Na contramão de quase todos os países do mundo, que desde a eclosão da pandemia de coronavírus interromperam suas atividades esportivas, Belarus decidiu que a bola deve continuar rolando.

E continua. Com público nos estádios, inclusive.

Para Alexander Lukashenko, 65, presidente da ex-república soviética desde 20 de julho de 1994 –ou seja, há mais de 25 anos–, o vírus, que já matou mais de 23 mil pessoas em todo o planeta (77 no Brasil) e infectou mais de 510 mil, não é perigoso.

“É apenas mais uma psicose, que beneficiará algumas pessoas e prejudicará outras. O mundo civilizado está pirando. É uma completa estupidez fechar as fronteiras. O pânico pode nos machucar mais do que o vírus em si”, declarou.

Ele sugeriu à população deixar os temores de lado, beber uma boa dose de vodca diariamente, ir à sauna de duas a três vezes por semana e continuar as atividades nas fazendas, pois “trabalho duro e um trator curam qualquer coisa”.

O presidente de Belarus. Alexander Lukashenko, em encontro com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Minsk, capital do país europeu (Kevin Lamarque – 1º.fev.2020/Reuters)

Ao saber disso, foi impossível não lembrar do que disse nesta semana, em rede nacional, o presidente Jair Bolsonaro, que se referiu ao coronavírus como “um resfriadinho” –ressalte-se que o capitão reformado se nega a mostrar exame que comprove que ele não esteja infectado.

Assim, alheio às preocupações e às prevenções ao seu redor, o campeonato de Belarus, que tem 16 times, deu a largada normalmente na quinta-feira da semana passada. A segunda rodada começa nesta sexta (27), com duas partidas.

Seu time mais conhecido é o BATE Borisov, campeão nacional de 2006 a 2018. A sequência foi rompida em 2019 pelo Dinamo Brest.

O cenário é tão inusitada que seu mais famoso futebolista (ao menos neste século), o meia Alexander Hleb, 38, brincou com a situação, citando os dois melhores joga

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe