“Ela vem toda de branco”, canta Jorge Ben Jor, e a lembrança esquece da namorada homenageada na canção para pensar na enfermeira, na médica, nas pessoas do batalhão de frente da guerra contra a pandemia. Ganham mal, arriscam a vida, se matam de trabalhar e são hostilizados nas ruas, ônibus e metrôs.

A inversão de valores é tal que os heróis são tratados como ameaça. Raro leitor sugere comparar o trabalho e os salários dessa gente com os dos jogadores de futebol.

Por mais injusto e cruel que pareça, a indústria do entretenimento produz situações profissionais incomparáveis com quaisquer outras profissões. O mais brilhante dos cirurgiões faz trabalho solitário, de altíssima tensão, precioso, embora não arraste ninguém para vê-lo exercer as habilidades que salvam vidas.

Um goleiro médio vale mais no mercado do show que o melhor dos enfermeiros. Nada justifica que ganhem tão mal.

Só quem já dependeu deles, ou viveu a angústia de torcer para que sejam bem-sucedidos no atendimento a alguém próximo, sabe dar importância ao denodo de que são capazes.

Muitas vezes, anônimos, viram 48 horas sem arredar pé e, se preciso for, mais 24 porque algo deu errado no revezamento ou pela falta mesmo de mão de obra, e é preciso manter o plantão.

De máscaras, então, ficam ainda mais invisíveis.

Inútil comparar a paixão que a bola desperta com os respiradores que nos faltam.

Estádios temos com padrão Fifa, e hospitais escasseiam até com padrão da Federação Amazonense de Futebol, com todo respeito. Mas é velha, e muitas vezes falsa, a questão sobre primeiro investir no básico e deixar o aparentemente supérfluo para depois.

O homem chegou à Lua e mais de 800 milhões passam fome na Terra. Seria possível chegar lá em cima e atender aos famélicos aqui em baixo se, de fato, houvesse vontade. Gasta-se em armamentos muito mais que em alimentos.

Porque o sistema é perverso, as cidades são geri

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe