m leitor, que encontrei pelas ruas de Belo Horizonte perguntou-me, mesmo sabendo que Luan tinha feito dois belos gols na estreia, se não há um contrassenso do técnico Tiago Nunes, do Corinthians, que quer um time intenso e que chegue rápido ao gol, e, ao mesmo tempo, investe em um clássico meia de ligação, mais lento e de toques curtos.

Pelo contrário. 

Além da qualidade individual, Luan será o elo, o equilíbrio técnico, entre a aceleração em direção ao gol e a lucidez para escolher o momento certo de atacar.

No Liverpool, evidentemente um time de muito mais recursos técnicos que o Corinthians, Firmino tem essa função, a de contraponto entre a troca curta de passes e a intensidade e velocidade do time em direção ao gol.

Os grandes times atuais e da história têm esse talento, de unir os dois estilos em um mesmo jogo. O Barcelona dirigido por Guardiola trocava muitos passes curtos, até a bola chegar para Messi levá-la rapidamente ao gol. O mesmo ocorria no Santos, com Pelé. A seleção brasileira de 1970 associava a troca curta de passes com os lançamentos longos nas costas dos defensores, especialmente para Jairzinho.
O Flamengo une os dois estilos, além de usar muito o contra-ataque. 

Quando falo em contra-ataque, muitos associam com jogar na defesa. Não é bem assim. O contra-ataque acontece sempre que o time recupera a bola. Quanto mais perto do outro gol, melhor.

O Flamengo contratou Pedro, um clássico centroavante, que atua centralizado e se movimenta em pequenos espaços, para receber a bola, finalizar ou trocar passes curtos. Ele é bem diferente de Gabigol e de Bruno Henrique, atacantes velozes e hábeis. Com Pedro, o Flamengo tem mais uma opção estratégica.

A grande dificuldade das equipes que recuam para marcar e contra-atacar é que, quando recuperam a bola, estão muito longe do outro gol. Quando o Corinthians tinha para o contra-ataque jogadores co

 » Read More

No Comments
Comments to: Equipes precisam achar equilíbrio entre acelerar e cadenciar

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login