Li um ótimo artigo de Teodoro Rennó Assunção, professor de literatura grega antiga, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, “Breve nota sobre o tempo trágico do futebol”. Resumindo, ele escreve sobre as inúmeras possibilidades que costumam ocorrer durante um jogo, uma representação da vida humana. Essa indefinição, indeterminação, permanece aberta e somente se estabiliza com o apito final ou a morte.

Assim como o acaso costuma ser tratado no futebol, principalmente pelos operatórios, racionais, como algo insignificante, as previsões políticas e econômicas geralmente não acontecem como esperado, porque, quase sempre, existem novos fatos, ocasionais, diferentes dos anteriores, como o corona, o vírus do momento, a bola da vez.

A sociedade do espetáculo, os acasos, as incertezas sobre o resultado das partidas e mesmo as atuações das equipes influenciam, mudam as análises, que se tornam diferentes a cada partida, para cima ou para baixo. Jogadores, treinadores e times são vistos como heróis, quando ganham, e vilões, quando perdem, excelentes ou péssimos. É tudo ou nada.

A desconfiança e as duras críticas às equipes brasileiras, antes de começar a fase de grupos da Libertadores, ainda mais que os investimentos são, com frequência, infinitamente superiores aos dos adversários, transformaram-se em grandes elogios, após a primeira rodada, com seis vitórias e apenas uma derrota, a do São Paulo, que não foi surpreendente, por causa da enorme influência da altitude.

Dos times brasileiros, a vitória mais contundente, com nítida superioridade, foi a do Inter, por 3 a 0, em casa, sobre o Universidad Católica, do Chile. O técnico Coudet aceitou as críticas e mudou a equipe, ao trocar o volante Lindoso por mais um atacante, Thiago Galhardo. Com isso, o volante Musto, que estava jogando como um terceiro zagueiro, passou a ser o volante centralizado. Guerrer

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe