A Argentina estava em sua segunda semana de quarentena quando, no fim de março, o presidente Alberto Fernández foi questionado em um programa de rádio se não se via cercado de dúvidas cada vez que anunciava um novo passo no combate à pandemia da Covid-19, por exemplo a extensão do período de distanciamento social.

Ele usou uma analogia futebolística envolvendo o clube de seu coração, o Argentinos Juniors, para explicar as tomadas de decisão durante a crise.

“Quando o Argentinos estava brigando para não cair [em 2007], o clube contratou [o técnico] Caruso Lombardi. Nosso jogo era basicamente cruzar a todo instante para Delorte, um atacante que tinha vindo do Olimpo, e não me convencia. Até deixei de ir ao estádio”, disse o presidente à rádio Con Vos.

“Depois de Casuro, contrataram Pipo Gorosito, e o presidente do clube me convidou para almoçar com ele. Quando expliquei a Pipo o que acontecia comigo [desmotivação com o time], ele me disse algo que levei para sempre. ‘Se você faz bem as coisas, é muito possível que tenha sucesso’. A partir daí chamei de ‘teorema de Gorosito’ e o aplico em tudo”, completou Fernández.

Nestor “Pipo” Gorosito foi um meio-campista que surgiu no River Plate no início da década de 1980 e teve períodos de grande destaque com as camisas do San Lorenzo e da Universidad Católica, do Chile.

O ex-jogador tem quase 20 anos de experiência como técnico. No Argentinos Juniors, em três passagens, salvou o clube da parte de baixo da tabela em 2007, classificou a equipe à Sul-Americana de 2008 e conseguiu o acesso à primeira divisão em 2014.

Envelopada pelo (nada complexo) “teorema de Gorosito”, a campanha de combate à pandemia na Argentina tem se mostrado bem sucedida até agora.

Enquanto o Brasil já superou a barreira de 350 mil infectados e 22 mil mortos, o país vizinho atingiu 11.353 contágios e 445 óbitos.

“Eu encaro isso com orgulho, é uma grande alegria para mim. Não é só um pensamento para o futebol, é uma filosofia de vida”, disse Pipo Gorosito à Folha, sobre ter emprestado ao presidente a base do seu discurso.

“Sempre mantivemos uma relação de respeito, uma relação afetuosa. Creio que ele está conduzindo muito bem [a crise]. Seguir assim não é fácil. Começa a pesar o tema econômico e é compreensível o desespero das pessoas. Mas está enfrentando bem o problema”, opina.

Neste sábado (23), ao estender a quarentena até 7 de junho e endurecer medidas especialmente na Grande Buenos Aires, Fernández voltou a usar o time do coração como exemplo para dizer que agora já é possível saber onde o vírus se propaga com mais facilidade no país: nos bairros mais pobres da capital.

“Se você perguntar onde os torcedores do Argentinos Juniors estão, é difícil encontrá-los. Mas se você for ao [encontro das ruas] Juan Agustín García e Boyacá [onde fica o estádio do time] em um domingo,

 » Read More

No Comments
Comments to: Filosofia da bola pauta discurso do combate à pandemia na Argentina

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login