O Flamengo comemorou nesta quinta-feira (2) o desempenho obtido com a transmissão da sua partida pelo Estadual do Rio de Janeiro na noite de quarta (1º).

O duelo entre o time rubro-negro e o Boavista, válido pela quinta rodada da Taça Rio (segundo turno da competição), foi exibido no canal Fla TV em várias plataformas (YouTube, Facebook, Twitter e MyCujoo) e atingiu pico de 2,2 milhões de espectadores simultâneos, recorde para um jogo de futebol no streaming brasileiro. Ainda não foi divulgado o alcance total da transmissão.

Até então, essa marca pertencia ao Gre-Nal da Libertadores, em março, transmitido com exclusividade pelo Facebook e que atingiu pico de 2,1 milhões de visualizações durante uma briga generalizada entre os jogadores dos rivais no gramado.

A rede social possui os direitos do torneio sul-americano e, até a pandemia interrompê-lo, exibia com exclusividade no Brasil os jogos disputados às quintas-feiras.

No caso do Flamengo, a possibilidade de mostrar a partida ao vivo em um canal oficial surgiu a partir de uma mudança legal conduzida há duas semanas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O clube fez valer a Medida Provisória 984, publicada no Diário Oficial do último dia 18 e que dá ao time mandante –no caso de quarta-feira, o Flamengo– a prerrogativa de comercializar seus direitos de transmissão. Até então, o texto da Lei Pelé previa que esse direito pertencia às duas partes envolvidas.

A MP precisa ser aprovada ou rejeitada pelo Congresso em até 60 dias da sua publicação, renováveis pelo mesmo período. Até que isso aconteça, ela tem poder de lei.

O Flamengo é o único, entre os principais clubes do país, que poderia se beneficiar imediatamente do novo texto da lei. Isso porque o clube não assinou contrato com a Globo para as transmissões do Estadual deste ano.

A emissora tentou impedir a transmissão do jogo por ter contrato com as outras 11 equipes da competição, mas não obteve êxito. A Justiça do Rio de Janeiro indeferiu pedido de liminar da empresa no início da semana. Nesta quinta, a Globo comunicou o rompimento do contrato com a competição.

Enquanto isso, o Flamengo projeta os próximos passos da sua estratégia digital na exibição de partidas.

O jogo contra o Boavista tinha pouca importância esportiva, com o time rubro-negro já garantido nas semifinais da Taça Rio. No próximo sábado (4), o time fará a semifinal do segundo turno, em partida que deverá novamente contar com a transmissão da Fla TV.

Durante o jogo de quarta, torcedores puderam colaborar com pagamentos em dinheiro, como se fossem “ingressos virtuais” (contribuições espontâneas), por meio de um QR Code na tela, assim como fizeram músicos para arrecadar doações nas suas lives. Os números do faturamento ainda não foram divulgados.

Apesar de o clube demonstrar empolgação com o novo formato de transmissão e arrecadação, especialistas o veem com cautela, diante de uma demanda reprimida por eventos esportivos causada pela pandemia.

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe