O chamado “país do futebol” achava que tinha vivido a maior derrota de sua história naquele fatídico 8 de julho de 2014, quando Müller, Klose, Kroos, duas vezes, Khedira, e Schürrle, também duplamente, distribuíram seus gols em um Mineirão lotado com quase 60 mil pessoas. Os que conseguiram ficar até o fim viram Oscar trazer o “prêmio de consolação”.

Se é que dava para ter algum consolo diante daquela tragédia. Não só pelo resultado, não só pela eliminação, mas pelo contexto que ela envolvia: uma Copa do Mundo em casa, uma semifinal, a oportunidade de “dar alegria para o país” eternizada no choro do zagueiro David Luiz após o jogo. A chance de curar um trauma (“Maracanazo” em 1950) que, no fim, criou outro ainda mais profundo. Virou meme até: “Todo dia, um 7 a 1 diferente”.

Quem diria que, quase seis anos depois, esse meme seria nossa realidade diária. Diante da pandemia do coronavírus, cada dia que passa vivemos uma nova goleada —não só pelo vírus, que segue matando aos milhares, mas principalmente pela ignorância e falta de humanidade dos que se sobrepõem a ele.

Fico imaginando qual teria sido a reação do país do futebol se Felipão e Parreira tivessem respondido aquela coletiva de imprensa pós 7 a 1 com um “e daí?”.

As pessoas esperando uma explicação, uma justificativa, um pedido de desculpa ou ao menos o respeito à dor que aquele vexame teria causado, e o comandante da seleção devolveria com desdém: “Quer que eu faça o quê?”.

Talvez poucas coisas mexam tanto com o brio do brasileiro do que uma derrota no futebol. Naquela época, a resposta de Felipão não chegou a ser tão ousada, mas também não foi satisfatória. Ele mencionou um “apagão” de seis minutos, dias depois Parreira leu a carta de Dona Lúcia e, uma semana após a goleada, os heróis do tetra e do penta —e vilões do 7 a 1— estavam fora da seleção brasileira.

Por algum tempo, achava que nada seria capaz de superar esse vexame. Mas a maior derrota da noss

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe