Los Andes, Real Frontera, Rampla Juniors e Boyacá Chicó são alguns dos 40 modestos times sul-americanos que disputam um campeonato de oito grupos, seguido de mata-mata e com final prevista para junho.

Mas as disputas não ocorrem dentro de campo. Com o vazio causado pela suspensão de competições por causa da pandemia de Covid-19, os torcedores são chamados para assumir o papel de leitores.

No 1º Torneio Mario Benedetti, o futebol é tema para ficção. Os escudos das equipes servem como pseudônimos dos autores dos contos literários que disputam uma vaga na final. Foram 246 textos inscritos e 40 selecionados.

“Escolhemos times pequenos para brincar com essa coisa de que eles não estão nos grandes torneios, na Libertadores, na Copa América, mas aqui são os protagonistas”, afirma Paulo Junior, editor do Puntero Izquierdo, site dedicado a “causos de cancha” e que promove o campeonato.

A escolha do escritor uruguaio Mario Benedetti (1920-2009) como patrono do torneio está relacionado com o próprio nome do Puntero Izquierdo. A expressão é título de um conto de Benedetti, publicado originalmente em 1954, que narra o dilema de um ponta esquerda em uma partida decisiva.

O conto do uruguaio é dedicado a Real de Azúa (1916-1977), um intelectual do mesmo país, da chamada Geração de 45 e fanático por futebol. O clima de futebol de várzea do texto de Benedetti contagia o torneio literário.

“Ninguém está maravilhado por uma grande arena. Os textos procuram as histórias perpendiculares que cruzam o futebol, um momento fugaz. O interessante do material que recebemos é a abrangência. São contos de Uruguaiana, com um clima bem gaudério, ou de Belém, sobre Paysandu e Remo. Vieram textos de Montevidéu e até de Portugal”, conta Leo Lepri, editor do Puntero.

“Sinalizadores, rolos de papel, um cachorro retirado do campo e, finalmente, bola rolando para o Grupo A”.

Assim foi aberta a primeira fase da disputa. Entraram em aç

 » Read More

No Comments
Comments to: Futebol inspira torneio literário para preencher vazio de campeonatos

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login