No dia 7 de junho, há 50 anos, o Brasil vencia a Inglaterra, por 1 a 0, na Copa de 1970. Gérson, contundido, não jogou. Rivellino fez a função de Gérson, pelo meio, e Paulo Cézar Caju, a de Rivellino, pela esquerda. Mas, quando time recuperava a bola, Caju avançava mais que Rivellino pela ponta. Com a vitória, o Brasil bateu o principal adversário do grupo e praticamente garantiu o primeiro lugar.

Dr. Roberto Abdala Moura, que me operou o olho e que assistiu a todos os jogos da seleção no estádio, convidado pela comissão técnica, conta, em um dos capítulos do meu último livro, “Tempos vividos, sonhados e perdidos”, uma deliciosa e até então inédita história.

“Estádio de Jalisco, Guadalajara. Meio-dia. Fazia um escaldante calor. O estádio era bom, mas só havia energia elétrica em um dos vestiários. À noitinha, com os jogadores recolhidos para o descanso, alguém disse: ‘amanhã, temos de chegar bem cedo ao estádio, para pegar o vestiário que tinha energia elétrica’. Outro perguntou: ‘e se os ingleses chegarem primeiro’? Nos entreolhamos, e alguém falou: ‘vamos agora’”.

Dr. Roberto continua: “Assim, quatro mosqueteiros foram, de madrugada, ao estádio. Acordaram os seguranças, que, após as explicações, nos deixaram ocupar o vestiário ideal, com a bandeira do Brasil e tudo mais. O resultado foi que, com o calor infernal, o time inglês não desceu para o vestiário, no intervalo do primeiro para o segundo tempo”.

O médico termina: “Brasil, 1 a 0. Dizem que a Copa do Mundo se ganha nos pequenos detalhes, e nós, orgulhosos, nos sentimos também um pouco vitoriosos. E que jogada, pela esquerda, de Tostão. Fiquei orgulhoso”.

Durante o segundo tempo, percebi que o centroavante Roberto se preparava para entrar. Só podia ser em meu lugar. Naquele instante, apareceu uma bola, por acaso, e eu, possesso, tentei uma jogada individual, a última chance, até o gol. Fui cercado, fiquei sem ângulo e, de cost

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe