A expressão “doble chapa” é um termo utilizado nas fronteiras entre o Brasil e o Uruguai para designar cidadãos com dupla nacionalidade. Pois é assim que se auto define Adriano Freitas, 22, goleiro do Cerro (URU), filho de pai uruguaio e mãe brasileira.

Nos sites que reúnem fichas técnicas de jogadores, o atleta aparece em alguns deles como nascido em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, mas ele nasceu mesmo em Rivera, cidade vizinha do município gaúcho, porém já em terras uruguaias.

Jogador do Peñarol (URU) há sete anos, Adriano se transferiu por empréstimo no início do ano ao modesto Cerro, de Montevidéu. Na nova casa, ele busca as oportunidades que não teve no clube anterior. 

“Foi difícil sair, mas foi um passo que eu quis dar, porque eu sinto que eu estou bem, que preciso de rodagem para aparecer melhor e quem sabe voltar ao Peñarol e desenvolver um bom trabalho”, diz Ã  Folha o atleta, que tem sotaque gaúcho, mas frequentemente mistura vocábulos em espanhol.

A porta de entrada de Adriano Freitas para o futebol uruguaio se deu em um famoso campeonato do país que reúne equipes amadoras do interior, o torneio da OFI (Organização de Futebol do Interior).

Atuando por um time da cidade de Rivera, chamou a atenção de um olheiro do Peñarol, que o levou para testes na capital uruguaia. Após uma semana de treinos, na qual ficou hospedado no local de trabalho de uma tia que mora em Montevidéu, recebeu o convite definitivo para assinar com o clube.

Apesar das poucas chances de jogar, ele valoriza a experiência que viveu no Peñarol ao lado de figuras ilustres, como Diego Forlán, Antonio Pacheco e o argentino Maxi Rodríguez. Mas é do ex-lateral-esquerdo Darío Rodríguez, um emblema histórico da instituição e que jogou também pela seleção uruguaia, que guarda uma das maiores lições.

“Você quer deixar algum jogador que é referência bravo é você chegar cansado no vestiário e atirar a camiseta no chão. Eu tirei a camiseta e não joguei, só pus ela no chão. E ele [Darío] me chamou: ‘Adriano, tu fez algo errado. Vai, pensa, porque um acerto ou erro seu vai fazer a gente ganhar ou perder um jogo'”, lembra o

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe