Os registros da FPF (Federação Paulista de Futebol) apontam a existência de 110 jogadores dos 16 times da Série A1 do estadual que podem ficar no limbo por causa da pandemia da Covid-19.

São os atletas que estão no último ano do sub-20, último passo das categorias de base antes do profissional. Todos os torneios amadores em São Paulo foram suspensos pela propagação do vírus e não há data para retornarem.

Nesta quinta (23), a CBF divulgou que o Campeonato Brasileiro sub-20 acontecerá de setembro de 2020 a fevereiro de 2021. A Copa do Brasil da categoria será de outubro a dezembro deste ano.

“Você tem de considerar que a temporada 2020 já está perdida para o conceito ideal da formação esportiva dos atletas”, afirma Osmar Loss, coordenador das categorias de base do Corinthians.

A situação fez surgir a ideia, sugerida à FPF e discutida entre dirigentes, de mudar de maneira emergencial a configuração das categorias de base. Todas seriam estendidas por mais um ano. O sub-20 passaria a ser sub-21, o sub-17 se tornaria sub-18 e o sub-15 viraria sub-16 por pelo menos um ano.

A proposta apareceu em grupo de WhatsApp que reúne coordenadores de vários clubes do país, preocupados com o futuro dos jogadores. O primeiro a apresentá-la foi o advogado Rafael Cobra, especializado em direito esportivo.

O interesse dos envolvidos com as categorias mais jovens não é com resultados ou títulos. As principais questões são a formação técnica e o estado emocional deles.

Dirigentes da base disseram à Folha terem preocupação não apenas com o estado físico dos jogadores, mas também psicológico. Consideram que este é um ano crítico para os garotos que precisam fazer a transição para o profissional.

“A categoria que gera mais preocupação é mesmo o sub-20. Há um monitoramento online dos treinos. Alguns deles apresentam nível de ansiedade muito grande. Não temos isso aqui, mas ouvimos que há casos de depressão em outros clubes. É uma enorme preocupação, e por isso que há muita gente que defende essa mudança”, diz Diego Cabrera, coordenador técnico

 » Read More

No Comments
Comments to: Indefinição nas categorias de base preocupa dirigentes em São Paulo

Trending Stories

Scope of Fashion Industry Fashion has consistently been recognised to push the limits. With new ideas and trends, fashion has a focus on the future. The fashion industry will see enormous innovation in the upcoming years as modern technology, and changing customer demands and trends will transform the industry. With such stimulation and competition, the […]
close

Log In

Or with username:

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Login