João Saldanha, se é que alguém não sabe, foi um gênio da raça, com tremendo poder de comunicação, jornalista, treinador de futebol, campeão pelo Botafogo e quem montou a seleção brasileira tricampeã mundial em 1970, demitido do posto pouco antes da Copa no México.

Comunista militante, corajoso até o último fio de cabelo, criou expressões que sobrevivem ainda hoje.
Morreu aos 73 anos, em plena Copa de 1990, na Itália, onde comentava os jogos para a TV Manchete.
Entre as expressões que criou está a que dá o título da coluna, zona do agrião, para descrever a grande área, onde tudo se define no futebol.

Faz parte de sua história a explicação dada ao também jornalista Maurício Azedo, um dos fundadores da revista Placar e, mais tarde, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, no dia em que as tropas da União Soviética invadiram a antiga Tchecoslováquia, em 1968, e esmagaram a libertária Primavera de Praga: “Dividiu na zona do agrião, o Exército Vermelho entrou de sola”, simplificou para o atônito camarada do Partido Comunista Brasileiro, e seu companheiro no Jornal do Brasil, no Rio.

Eram tempos da chamada Guerra Fria entre a URSS e os Estados Unidos.

Tudo isso para dizer que o pau está comendo na zona do agrião em Brasília.

Os 11 do Supremo Tribunal Federal estão sob a pressão do tresloucado, fascistoide e incompetente time do Planalto.

Ou avança e faz valer o livrinho de regras, a Constituição Federal, ou recua e abre os flancos para o ataque frontal na recente democracia brasileira.

Gilmar, Celso, Barroso, Fux e Marco Aurélio; Fachin, Carmen Lúcia e Toffoli; Moraes, Lewandowski e Rosa, por mais críticas que merecem por seus desempenhos individuais num jogo ou noutro, têm diante de si a tarefa de representar não apenas as suas biografias, mas a invencibilidade da instituição que representam.

Porque 2/3 da torcida brasileira estão fartos das ameaças contra o futuro do país.

No moment

 » Read More

Login

Welcome to WriteUpCafe Community

Join our community to engage with fellow bloggers and increase the visibility of your blog.
Join WriteUpCafe